Gente é o capital mais importante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O DISCURSO DAS ORGANIZAÇÕES: GENTE É O CAPITAL MAIS IMPORTANTE

1) INTRODUÇÃO

As pessoas são o instrumento mais importante da organização. Porém, nem sempre são tidas como tal, pois em certos casos os gestores não enxergam que as pessoas são essenciais na execução de atividades e, portanto, responsáveis pelos lucros das empresas.
Podemos dizer que administrar RH é zelar,através de variadas formas de ação, pelas relações humanas da empresa, visando maximizar seu capital. Como já mencionado, ainda podemos observar situações em que os gestores dão preferência por investir em máquinas e na estrutura física e esquecem seu principal capital: o humano. Sem considerar a devida importância das pessoas para a organização, estes gestores acabam por abrir mão conseqüentemente doprogresso da organização. Ainda há empresas que nem contam com um departamento de recursos humanos, mas apenas um departamento de pessoal que possui uma restrita, passiva e burocrática atuação.
O que se pode notar, é a tendência de que aos poucos, as empresas diante da percepção de tamanha significância e influência que as pessoas exercem dentro e fora das organizações, passem a procurarinvestir mais nestes colaboradores, que constituem a alma do negócio.
Em decorrência destes fatores, muitas das atenções ficaram voltadas às práticas de responsabilidade social nas empresas, como forma de demonstrar que a empresa valoriza e apóia as práticas responsáveis que colaborem com a sociedade e que de certa forma acabam influenciando também seus colaboradores.
Empresastradicionalistas que visavam apenas o lucro foram modificando sua visão conforme a necessidade do contexto de um mundo globalizado que valoriza a transparência.

2) A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS PARA A ORGANIZAÇÃO

As pessoas, sem sombra de dúvida, são o instrumental mais importante existente nas empresas. Embora saibamos que nem sempre elas são tratadas desta forma, temos ciência que são delas asações estratégicas e operacionais, e é por intermédio do ser humano que os empresários obtêm os seus lucros e, consequentemente, perpetuam o capital investido. As pessoas são imprescindíveis para as organizações e permitem a concretização das atividades das empresas. Porém sabemos que essa visão nem sempre é tão bem aceita por alguns gestores que sequer conseguem enxergar que é a partir das pessoas ede suas ações operacionais e estratégicas, que estes gestores conseguem obter o lucro desejado para então poder progredir.
Podemos dizer que administrar RH é zelar, através de variadas formas de ação, pelas relações humanas da empresa, visando maximizar seu capital. Focalizar as relações humanas no trabalho, suas características e sua evolução, é a essência da Gestão de Pessoas, pois porintermédio desses comandos torna-se possível auxiliar a compreender a natureza das organizações, seus escopos e reais possibilidades de melhoria, sempre sob a regência de um adequado planejamento. Nos últimos anos notamos severas mudanças ocorrendo em todos os níveis dentro das empresas; aqueles que executavam pura e simplesmente tarefas a eles atribuídas, já não mais podem se comportar desta forma;os gerentes de RH já não mais se limitam a funções de serviços como recrutamento e seleção de funcionários, pois devem assumir um papel ativo no planejamento estratégico das empresas, fazendo dos funcionários seu principal instrumento.
Quando falamos em RH, devemos ter ciência de que todas as pessoas, independentemente das suas origens étnicas, possuem certas necessidades, cuja satisfaçãoou não são determinantes para sua realização como ser humano. Podemos citar, dentre elas, o desejo de consideração, de respeito, de afeto, de novas experiências etc., como nos demonstra a Pirâmide de Maslow. No passado, os observadores temiam que um dia as máquinas eliminassem a necessidade de trabalho humano. Convenhamos que muitos postos de trabalho foram extintos com o advento da tecnologia,...
tracking img