Genoma humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GENOMA HUMANO

O genoma humano é o código genético humano. Genericamente pode ser interpretado como o conjunto de todos os genes dos seres humanos. É no genoma humano que se encontra armazenada toda a informação necessária para a construção e funcionamento do organismo dos humanos. Este encontra-se localizado em todas as células do individuo e é constituído por 23 pares de cromossomas homólogos(1 elemento do par de origem paterna e o outro elemento do par de origem materna) que contêm todos os genes, toda a informação genética.. Toda esta informação é codificada pelo ADN (ácido desoxirribonucleico) que se organiza numa estrutura de dupla hélice, formada por quatro bases que se unem aos pares - adenina com timina e citosina com guanina. A ordem particular do alinhamento dos pares aolongo da cadeia corresponde à sua sequenciação. Estas sequências que codificam as proteínas são os genes, que constituem a menor parte do ADN. Para além dos genes, o ADN é constituído na sua maior parte por material genético inativo (97%), o qual aparentemente não possui qualquer utilidade porém estudos recentes mostram que esse material não pode ser desprezado por desempenhar funções importantes nacoordenação e conservação do ADN.


PROJETO GENOMA HUMANO

Em 1990, surgiu o Projeto Genoma Humano, um empreendimento internacional, projetado para durar 15 anos, que tinha a finalidade de identificar e fazer o mapeamento dos 80 mil genes que se calcula existirem no DNA das células do corpo humano. Esse mapeamento consiste em registrar cada um dos genes do cromossoma, determinar a ordemdos nucleótidos e a sua função.
Outro objetivo do PGH é descobrir todos os genes na sequência de DNA e desenvolver meios de usar esta informação no estudo da Biologia e da Medicina, envolvendo com isso a melhoria e simplificação dos métodos de diagnósticos de doenças genéticas, otimização das terapêuticas para essas doenças e prevenção de doenças multifatoriais (doenças causadas por váriosfatores), no que diz respeito a saúde.
Segundo Jordan (1993)- pesquisador envolvido no PGH- o verdadeiro objetivo inicial do PGH não era o sequenciamento muito complexo, caro e trabalhoso porém, um mapeamento detalhado do genoma, só que, no decorrer do processo, os progressos tecnológicos foram tão grandes que propiciaram o sequenciamento mesmo antes do prazo previsto. No entanto, alguns críticos do PGHargumentam que seus objetivos eram tratar , curar ou prevenir doenças, só que, para eles, este é um longo caminho e por enquanto seu principal resultado são as companhias de biotecnologia comercializando kits diagnósticos.
As vantagens desse trabalho estão no fato da identificação da cura e da causa de muitas doenças como a obesidade, o diabetes e a hipertensão, o que será de grande benefíciopara a humanidade que, até então, não alcançou tal proeza. A grande importância do PGH é a busca pelo melhoramento humano e a tentativa de tratar, prevenir ou até mesmo curar doenças genéticas com outras causas de doença (álcool, drogas, pobreza...), considerando-as todas de origem genética e divulgando que um dia encontremos uma "solução genética" para estas condições de saúde. Porém devemoslembrar que a análise genética não é infalível e seus dados são, com frequência, mal interpretados devido a uma tendência ideológica da qual os pesquisadores participam quase que inconscientemente
Por outro lado, existem desvantagem (éticas e morais), pois o uso indevido do Projeto pode fazer com que as pessoas percam a sua individualidade tornem-se vulneráveis e propícias a um desprezo pelasociedade devido ao facto de por um simples exames se possa ficar a saber se a pessoa é portadora de uma má reprodução de célula, se irá possuir cancro no futuro… Um dos temores, é que os empregadores passem a exigir teste de DNA dos seus operários, levando a uma exclusão social por conta apenas de uma probabilidade, e não de uma certeza de alguma doença; isso levará a uma criação de um possível novo...
tracking img