Genoma humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Projeto Genoma Humano é o grande empreendimento científico-tecnológico do mundo desenvolvido. O seu principal objetivo é mapear todos os genes do genoma humano, bem comodescrever a seqüência completa de todos os nucleotídeos que formam a longa hélice de DNA nos 23 pares de cromossomos humanos. A partir daí pretende-se determinar as possíveis causaspara muitas doenças de fundo genético. Com a identificação destas causas, deverão ser desenvolvidas terapias genéticas para a cura destas doenças; a promessa maior deste projeto.Como iniciativa primeira do Departamento de Energia dos EUA, o Projeto Genoma Humano surgiu a partir da idéia de se identificar as possíveis anomalias genéticas relacionadas aradiação e agentes químicos mutagênicos.
Numa primeira fase do Projeto Genoma Humano, foi feito o mapeamento físico dos genes, ou seja, a localização no cromossomo de determinadasseqüências do DNA, correspondentes a cada gene do genoma. Numa segunda fase cada laboratório ou instituto de pesquisa, recebeu um cromossomo e ficou incumbido de determinar aseqüência ordenada e completa dos nucleotídeos que compõe aquele cromossomo, o que inclui genes e regiões controladoras da expressão destes.
Até o presente já foram identificadosmuitos genes relacionados a doenças como a fibrose cística, corea de Huntington, e vários cânceres
Uma das metas principais, senão a principal, do Projeto Genoma Humano, é acriação de uma medicina genética, que poderá num futuro próximo identificar falhas ou erros no genoma de um indivíduo e com isso criar uma terapia genética para corrigi-los. Devemossaber, entretanto, que esta é uma visão muito determinista e reducionista do que seja um indivíduo e suas características, mesmo aquelas relacionadas à doenças de fundo genético.
tracking img