Genetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Uma anomalia genética autossômica recessiva é condicionada por uma alteração na seqüência do DNA. Um homem portador dessa anomalia apresenta a seqüência timina-citosina-timina enquanto sua mulher, que é normal, apresenta a seqüência timina-adenina-timina. A análise do DNA de um filho do casal mostrou que ele é portador tanto da seqüência de bases do pai quanto da mãe.
a) O filho terá adoença? Por que?
b) Qual a probabilidade de um outro filho do casal apresentar as duas seqüências iguais à da mãe?

2. Em ervilhas o caráter semente lisa é condicionado por um gene dominante R e semente rugosa pelo seu alelo recessivo r. Quais são as proporções genotípica e fenotípica obtidas na autofecundação de uma variedade comprovadamente heterozigota?

3. "Hormônios são proteínas cuja função éregular os complicados mecanismos do organismo - como o aumento e redução do peso do corpo (...) Em outubro, o geneticista Jeffrey Friediman (...) isolou o primeiro hormônio capaz de controlar o peso, chamado leptina. Ele é produzido por um gene que, quando funciona mal, o organismo ganha peso (...)".
(In: "Superinteressante" - ano 10, nŽ 3, mar., 1996.)

Com base no texto, RESPONDA:
a) Como sedenomina o local que o gene ocupa no cromossomos?
b) Considerando de forma simplificada a existência de dois alelos para o gene da leptina, um normal (L) e outro mutante (L'), quantos genótipos diferentes são possíveis em humanos diplóides? Quais são eles?
c) COMENTE sobre um mecanismo que pode levar à mutação gênica.

4. Determine as probabilidades de aparecerem indivíduos afetados (aa), normais (AA)e heterozigotos (Aa), nas proles dos casamentos:
a) aa x AA
b) aa x aa
c) aa x Aa
d) Aa x Aa
e) Aa x AA

5. Recentemente, os meios de comunicação noticiaram o caso de uma mulher norte-americana que, impossibilitada de ter filhos por anomalia no útero, teve seu óvulo fertilizado "in vitro", e este foi implantado no útero de sua mãe. Assim, quem engravidou e deu à luz foi a mãe da referida mulher.Responda:
a) Do ponto de vista genético, quem é a mãe da criança? Justifique.
b) Qual a porcentagem de genes herdados da parturiente que se encontram no patrimônio genético da criança?

6. Em experimento feito no início do século, dois pesquisadores retiraram os ovários de uma cobaia albina e implantaram-lhe um ovário obtido de uma cobaia preta. Mais tarde, o animal foi cruzado com um macho albinoe deu origem a uma prole toda preta.
a) Sabendo-se que o albinismo é característica recessiva, como você explica esse resultado?
b) Indique os genótipos da fêmea preta e da prole.
c) Se fosse possível implantar os pêlos da fêmea preta na fêmea albina, em vez de transplantar o ovário, o resultado seria o mesmo? Justifique.

7. Na genealogia adiante, os indivíduos em escuro apresentam uma doençahereditária, enquanto os outros exibem fenótipo normal. Os círculos representam as mulheres e os quadrados, os homens.

[pic]

Analise esta genealogia e responda.
a) Esta doença hereditária é condicionada por gene dominante ou recessivo?
b) Dos dez indivíduos que compõem esta genealogia, qual o único que não pode ter seu genótipo definido? Explique por quê.

8. Num homem heterozigoto para determinadocaráter, a porcentagem provável de espermatozóides que conterão o gene recessivo desse caráter é de:
a) 0%
b) 25%
c) 50%
d) 75%
e) 100%

9. Qual a porcentagem de descendentes Aa nascidos de uma mãe Aa?
a) 25%
b) 50%
c) 75%
d) 100%
e) depende do pai.

10. Uma mulher normal, casada com um portador de doença genética de herança autossômica dominante, está grávida de um par de gêmeos. Qual é aprobabilidade de que pelo menos um dos gêmeos venha a ser afetado pela doença no caso de serem, respectivamente, gêmeos monozigóticos ou dizigóticos?
a) 25% e 50%
b) 25% e 75%
c) 50% e 25%
d) 50% e 50%
e) 50% e 75%

11. Uma população experimental contém 200 indivíduos AA, 200 aa e 200 Aa. Todos os indivíduos AA foram cruzados com indivíduos aa e os indivíduos Aa foram cruzados entre si. Considerando...
tracking img