Genetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nosso objetivo, neste pequeno ensaio, é apresentar ao leitor a vida e obra de um dos maiores pensadores da Época Moderna, inovador em seu entendimento da Política e que até hoje influencia gerações de pensadores de diversas áreas de conhecimento.
Tentaremos, a partir de sua análise da mais importante e conhecida obra - O Príncipe - do secretário florentino Nicolau Maquiavel,entender e esclarecer as polêmicas teorias do pensamento “maquiavélico”. Para tanto, nosso intuito no presente texto será fazer uma análise sem lançar mão de conceitos pré-concebidos (como a ideia geral da imoralidade política que se tem sobre sua obra).
Esperamos que o leitor possa desfrutar desse trabalho que aqui introduzimos e que, a partir dele, tenha interesse em conhecer a obra desse pensador -considerado “o fundador da Ciência Política Moderna”.

CONTEXTO HISTORICO: RENASCIMENTO CULTURAL
O Renascimento Cultural inicia-se no século XI, na qual ocorre a transição do sistema feudal para o sistema capitalista. A ascensão da burguesia e a centralização do poder nas mãos dos reis, também fazem nascer essa nova cultura, que resulta na Reforma Religiosa.
Este Renascimento traz de volta acultura greco-romana ou cultura clássica contrapondo os valores medievais, julgando sair das trevas medievais para viver um período de luzes.
A Itália foi berço do Renascimento Cultural, pelo qual as cidades italianas transformaram-se nos principais centros econômicos e comerciais da Europa, através da acumulação de riquezas e ascensão das artes.
Antropocentrismo e racionalismo são palavraschaves desta nova cultura, trazendo o homem como centro de todas as coisas e conciliando experimentos e razão. Vários temas foram abordados pelos renascentistas, mas Nicolau Maquiavel usou temas ligados à nobreza em seu livro “O Príncipe”, na qual estabeleceu novos fundamentos para o Estado Moderno, pedra angular na teoria política dos estados europeus.
Portanto, o Renascimento Cultural foi ummovimento artístico, literário e científico baseado no antropocentrismo e no espírito crítico ao teocentrismo e ao dogmatismo, fazendo nascerem novos valores e novos conceitos.

CORRENTE FILOSOFICA: HUMANISMO RENASCENTISTA
O humanismo foi um movimento filosófico e literário iniciado na ITALIA no século XIV e depois difundido por toda a Europa e tem no Humanismo sua característica principal. Oaspecto e característica principal do Humanismo renascentista é a liberdade do homem que o fez capaz de estabelecer e desenvolver seu projeto de vida. Ao contrario do conceito medieval do homem inteiramente submetido à igreja e ao Sacro Império Romano-germânico o Humanismo o vê livre em relação à natureza e a sociedade.com relação ao Príncipe de Maquiavel segundo o livro o Governante deveria serimplacável, indiferente às condições sociais morais e pessoais que limitem seu poder e poderá ser se for necessário cruel e até eliminar pessoas e propriedades da família, porque os FINS JUSTIFICAM OS MEIOS.
A civilização da Renascença foi a primeira civilização do livro impresso e essa característica influiu decisivamente na difusão do ideal humanista. Ela viu o nascimento da filologia clássica,que irá tornar possível uma nova forma de apropriação da herança literária da antigüidade. É num contexto de complexas influências que se forma, pois, a concepção renascentista do homem. De um lado a tradição cristão-medieval ainda poderosamente presente e dando ao humanismo renascentista a fisionomia de um humanismo cristão. De outro, o ideal de humanidade inspirada nos autores antigos e que setentava conciliar, com maior ou menor êxito, com a tradição cristã. Finalmente a nova sensibilidade surgida no bojo de profundas transformações nas estruturas materiais e simbólicas do mundo europeu ocidental e que nele desenham uma nova paisagem social, política e religiosa.
Os Humanistas, geralmente eram eclesiásticos (pertencente à igreja) ou professores universitários que desprezavam a...
tracking img