Genetica do sexo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro






[pic]












Beatriz Paruci, Laridane,Eloisa Raquel Nemerski e Pedro de Almeida Vitor
3º ano,turma:A





















Vera – MT
2012


Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro






[pic]







Beatriz Paruci, Laridane, Eloisa Raquel Nemerski e Pedro de AlmeidaVitor
3º ano,turma:A














Trabalho referente ao 3º ano do ensino médio,
na disciplina de biologia, orientado pelo Profº.
Sirleide Santos ,como requerimento da grade
escolar do 3º ano do ensino médio para osegundo bimestre referente a genética
do sexo .
.







Vera – MT
2012
[pic]
Na maioria dos organismos que se reproduzem,o sexo é determinado geneticamente.Podem ocorrer em vários pares de cromossomos ou concentrar-se em alguns deles.A exemplo dos animais que possuem um par de cromossomos sexuais.Sendo os demais responsáveis por condicionar as características somáticas.

[pic]Em genética cromossomos somáticos são os que determinam a formação do organismo, independente da característica sexual. Já os sexuais ficam restritos as características do sexo de cada ser.

[pic]
Existem quatro tipos de determinação sexual:
XY;
XO;
ZW ;
ZO. 
[pic]
Nos seres humanos, o sexo é determinado pelo sistema XY. E as mulheres têm 44 autossomos + XX, sendohomogamética: 22 A + X. Homem: 44, XY (heterogamético = metade dos espermatozóides tem cromossomo Y e a outra metade X). Se o óvulo for fertilizado por um espermatozóide que possui cromossomo y, consequentemente o zigoto terá um cromossomo X e um Y, isso quer dizer que o sexo do feto será masculino. Caso contrário, se o óvulo for fertilizado por um espermatozóide X, o zigoto terá dois cromossomos X, e osexo dele será feminino. Todo este processo de definição do sexo ocorre na fecundação. 

[pic]
O tipo XO determina o sexo de alguns insetos e vermes.A fêmea possui um cromossomo a mais que o macho que é o x. XX = fêmea.XO = macho (lê-se x zero).

[pic]
  Esse tipo de herança ocorre em algumas espécies de insetos, peixes, aves erépteis. Nessa herança, o sexo heterogamético é a fêmea, que apresenta os cromossomos sexuais ZW e o macho, ZZ. Como a fêmea é heterogamética, ela que define o sexo da prole.

[pic]
Determinação que acontece em algumas espécies com ausência de cromossomo.Nota:galinha doméstica e alguns répteis, não aparece o cromossomo W: as fêmeas são Z0 e o macho ZZ.

[pic]
Macho haplóide (n)originam-se de óvulos não fecundados (partenogênese), são portadores de apenas um lote de cromossomos de origem materna.(zangões)

• Fêmea diplóide (2n) originam-se de óvulos fecundados:

Rainhas férteis

Ou Dependendo do tipo de alimentação

operárias estéreis


• Exemplos.:himenópteros (abelhas e formigas)


[pic] Anormalidades dos cromossomos sexuais sãoespecíficos ao gênero.Anormalidades femininas são devido a variações no número de cromossomos X. Anormalidades masculinas são o resultado de números irregulares de X ou do cromossomo Y ou, ainda, de ambos .

[pic]
Consiste em um óvulo humano com dois cromossomos X (deveria ser só um pois nesse caso ocorreu um erro na meiose) seja fecundado por um espermatozóide normal contem um cromossomoY, resultará em um menino 44XXY (trissomia e será 2 N=47 cromossomos o normal é 2 N = 46).
Esse indivíduo terá sintomas que caracterizam a síndrome de Klinefelter : irá semelhar-se a um homem normal, porém terá testículos pequenos e produzirá poucos ou nenhum espermatozóide.São pessoas normalmente altas e possuem seios poucos desenvolvidos aproximadamente, metade dos portadores desta...
tracking img