Genese e morfolgia do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA PRÁTICA

GÊNESE E MORFOLOGIA DO SOLO

06/09/2012

INTRODUÇÃO
As rochas são, basicamente, associações naturais de dois ou mais minerais agregados ou não e, normalmente, cobrindo vastas áreas da crosta terrestre e, por vezes, embora raras, constituídas por um só mineral.
São, normalmente, agrupadas, de acordo com a sua origem, em três grandes classes: magmáticas ou ígneas,metamórficas e sedimentares.
As rochas são definidas como quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, e constituem parte essencial da crosta terrestre.
Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico e químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mastambém por suas propriedades físicas.
As propriedades físicas dos minerais são o resultado direto de sua composição química e de suas características estruturais. Existe um conjunto de propriedades físicas que podem ser examinadas ou testadas rapidamente. Como isso, freqüentemente estas propriedades são suficientes para a identificação de um mineral desconhecido. São elas:
ESTRUTURA CRISTALINA -sistemas fixos e constantes;
CLIVAGEM - É a propriedade que tem uma substância cristalina em dividir-se em planos paralelos. Ela se dá graças à estrutura íntima do respectivo mineral. Pode ocorrer uma clivagem segundo uma ou mais direções;
PARTIÇÃO - são planos de fraqueza;
FRATURA - sem clivagem, quebram-se em fraturas irregulares;
DUREZA (resistência à abrasão) - risco em sua superfície;TENACIDADE - resistência ao rompimento e esmagamento: competentes: dobram sem partir ou quebrar (plástico, maleáveis);incompetentes: quebram facilmente (caráter frágil, são rígidos);

PESO ESPECÍFICO - peso do mineral;
HÁBITO - forma geométrica dos minerais;
BRILHO - É a capacidade de reflexão da luz incidente. Distingue-se brilho metálico ocorrendo apenas nos minerais não-transparentesopacos, como por exemplo, pirita, galena e muitos outros. O brilho não-metálico é peculiar aos minerais transparentes e translúcidos, como brilho adamantino, vítreo, resinoso, etc;
COR - A cor dos minerais é um caráter importante na sua determinação, refere-se à absorção seletiva da luz;
DIAFANEIDADE (travessia da luz): transparente, translúcido ou opaco.

MATERIAIS E MÉTODOS
Observação de váriasamostras de rochas e minerais, onde o objetivo principal foi identificar suas propriedades físicas e químicas e respectivas diferenças.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
No dia 30/08 realizou-se aula prática sob a supervisão da Professora Marília, com o intuito de aplicar conhecimentos obtidos em aula, referentes à descrição das rochas e minerais quanto suas propriedades físicas: estrutura cristalina,clivagem, partição, fratura, dureza, tenacidade, peso específico, hábito, brilho, cor e diafaneidade. E também suas propriedades químicas.
Na observação de diversas amostras de rochas e minerais conseguimos diferenciar bem as características de cada um. (selecionamos apenas seis amostras) e analisamos suas propriedades.

QUARTZO RÓSEA
O quartzo ocupa uma fração significativa da crosta terrestre eocorre praticamente no mundo todo e em quase todos os tipos de rocha. É um mineral formador de rocha. É o mais comum de todos os minerais e o segundo mais abundante depois dos feldspatos, ocorrendo em abundância tanto nas rochas ígneas quanto nas sedimentares. Devido à sua dureza ser a mais alta dos minerais formadores de rocha, e não possuir clivagem, o quartzo é um mineral que resiste aointemperismo com mais eficiência que os demais minerais formadores de rochas, como os feldspatos e as micas.

Figura [ 1 ]- amostra de Quartzo Rósea

FÓRMULA QUÍMICA: SiO2. Óxido de silício.
COMPOSIÇÃO: Si = 46,7%, O = 53, 3%. Usualmente, quase puro.
ESTRUTURA CRISTALINA: hexagonal-R; trigonal, trapezoédrica; hexagonal-trapezoédrica; romboédrico.
CLIVAGEM: sem clivagem
FRATURA:...
tracking img