Genese e morfolgia do solo

1588 palavras 7 páginas
AULA PRÁTICA

GÊNESE E MORFOLOGIA DO SOLO

06/09/2012

INTRODUÇÃO
As rochas são, basicamente, associações naturais de dois ou mais minerais agregados ou não e, normalmente, cobrindo vastas áreas da crosta terrestre e, por vezes, embora raras, constituídas por um só mineral.
São, normalmente, agrupadas, de acordo com a sua origem, em três grandes classes: magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares.
As rochas são definidas como quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, e constituem parte essencial da crosta terrestre.
Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico e químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também por suas propriedades físicas.
As propriedades físicas dos minerais são o resultado direto de sua composição química e de suas características estruturais. Existe um conjunto de propriedades físicas que podem ser examinadas ou testadas rapidamente. Como isso, freqüentemente estas propriedades são suficientes para a identificação de um mineral desconhecido. São elas:
ESTRUTURA CRISTALINA - sistemas fixos e constantes;
CLIVAGEM - É a propriedade que tem uma substância cristalina em dividir-se em planos paralelos. Ela se dá graças à estrutura íntima do respectivo mineral. Pode ocorrer uma clivagem segundo uma ou mais direções;
PARTIÇÃO - são planos de fraqueza;
FRATURA - sem clivagem, quebram-se em fraturas irregulares;
DUREZA (resistência à abrasão) - risco em sua superfície;
TENACIDADE - resistência ao rompimento e esmagamento: competentes: dobram sem partir ou quebrar (plástico, maleáveis);incompetentes: quebram facilmente (caráter frágil, são rígidos);

PESO ESPECÍFICO - peso do mineral;
HÁBITO - forma geométrica dos minerais;
BRILHO - É a capacidade de reflexão da luz incidente. Distingue-se brilho metálico ocorrendo apenas nos minerais não-transparentes

Relacionados

  • Relatório de Topossequencia
    6112 palavras | 25 páginas