GENES LETAIS, O QUE SIGINIFICA?

Genes letais são genes que matam seus portadores. Eles surgem ao acaso, devido a uma mutação que resulta em um alelo defeituoso de algum gene importante para o desenvolvimento do indivíduo, impedindo sua sobrevivência.
Dependendo da mutação ocorrida, esse gene alterado, quando em homozigose, provoca a morte do indivíduo na fase embrionária ou na fase juvenil.
Os genes letais foram identificados, em 1905, pelo geneticista francês Lucien Cuénot quando em um experimento observou que a herança relacionada à cor do pelonos camundongos não obedecia as proporções mendelianas. Ao cruzar camundongos amarelos os descendentes nasciam com pelagem amarela e castanha (aguti).
Por esse motivo, considerou o gene para cor amarela (A) dominante e o gene para cor castanha (a) recessivo, já que pais com pelagem amarela tinham filhos com pelagem castanha. Para que essa explanação se justificasse os camundongos amarelos foram considerados heterozigotos, pois sempre geravam filhos amarelos e filhos castanhos na proporção 2:1, entretanto a proporção esperada, segunda a lei mendeliana, era de 3:1. Assim, é possível dizer que os camundongos com dois genes dominantes (AA) não sobreviviam. Essahipótese foi confirmada pela presença de ¼ dos embriões mortos no útero dessas fêmeas heterozigotas.
Quando o gene K surge em dose simples (Aa) condiciona a cor amarela da pelagem dos camundongos, mas quando aparece em dose dupla (AA) leva à morte dos animais, considerando-os como genes letais. Para cada cruzamento só irá existir uma combinação letal.














































GENES LETAIS, O QUE SIGINIFICA?

Genes letais são genes que matam seus portadores. Eles surgem ao acaso, devido a uma mutação que resulta em um alelo defeituoso de algum gene importante para o desenvolvimento [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 11). Genes letais humanos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Genes-Letais-Humanos/43737664.html

MLA

"Genes letais humanos" TrabalhosFeitos.com. 11 2013. 2013. 11 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Genes-Letais-Humanos/43737664.html>.

MLA 7

"Genes letais humanos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2013. Web. 11 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Genes-Letais-Humanos/43737664.html>.

CHICAGO

"Genes letais humanos." TrabalhosFeitos.com. 11, 2013. Acessado 11, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Genes-Letais-Humanos/43737664.html.