Generos textuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1523 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2. GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA.
2.1. O estudo dos gêneros não é novo, mas está na moda.
A expressão “gênero” vem sendo atualmente usada de maneira cada vez mais freqüente e em número cada vez maior de áreas de investigação, pois, a análise de gênero engloba uma análise do texto e do discurso e uma descrição da língua e visão da sociedade, e ainda tenta responder a questões denatureza sociocultural no uso da língua de maneira geral.
2.2. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade.
O gênero textual tem um propósito bastante claro que o determina e lhe dá uma esfera de circulação. Todos os gêneros têm uma função e uma forma, bem como um estilo e um conteúdo, mas sua determinação se dá basicamente pela função e não pela forma. Na realidade o estudo dosgêneros textuais é hoje uma fértil área interdisciplinar, com atenção especial para a linguagem em funcionamento e para as atividades culturais e sociais.
2.3. Algumas perspectivas para o estudo dos gêneros.
O estudo dos gêneros textuais é muito antigo e achava-se na literatura e surgiu com Platão e Aristóteles. Vejamos primeiro como se acham essas correntes hoje no Brasil:
1- Pelaperspectiva de orientação vigotskyana socioconstrutivista da Escola de Genebra representada pelo interacionismo de Bronckart;
2- Perspectiva “swalesiana”, na linha da escola Norte-americana mais formal;
3- Uma linha marcada pela perspectiva sistêmico-funcional;
4- Uma quarta perspectiva menos marcada por essas linhas e mais geral, é a que vem se desenvolvendo na UFPE e UFPB.
De maneira geral o quese tem notado no Brasil foi uma enorme ploriferação de trabalhos, inicialmente na linha de Swales e depois da escola de Genebra com influencias de Bakhtin e hoje com influencia de Norte americanos e da analise do discurso crítica.

2.4. Noção de gênero textual, tipo textual e domínio discursivo.

Para a noção de tipo textual, predomina a identificação de seqüência lingüística como norteador;para a noção de gênero textual predomina os critérios de padrões comunicativos, ações, propósitos e inserção sócio-histórica. No caso dos domínios discursivos, não lidamos propriamente com textos e sim com formações históricas e sociais que originam os discursos.

2.5. Gêneros textuais como sistema de controle social.
Os gêneros são atividades discursivas socialmente estabilizadas que seprestam aos mais variados tipos de controle social e ate mesmo ao exercício de poder. Pode-se, pois, dizer que os gêneros textuais são nossa forma de inserção, ação e controle social no dia-a-dia.

2.6. A questão da intergenericidade: que nomes dar aos gêneros?

A intergenericidade de funções e formas de gêneros diversos num dado gênero deve ser distinguida da questão heterogeneidadetipológica dos gêneros, que diz respeito ao fato de um gênero realizar seqüências de vario tipos textuais (por exemplo, uma carta pessoal pode conter uma narrativa, uma argumentação e uma descrição, entre outros).

2.7. A questão intercultural.
O aspecto intercultural é crucial quando se trata do ensino de uma segunda língua, como lembra com bastante acuidade Bhatia (1993). Não podemos suporque em todas as culturas se escreva uma carta do mesmo modo, nem que se dê um telefonema da
mesma maneira.

2.8. A questão do suporte de gêneros textuais.
O suporte é imprescindível para que o gênero circule na sociedade e deve ter alguma influencia na natureza do gênero suportado. Mas isso não significa que o suporte determine o gênero e sim que o gênero exige um suporte especial.Contudo, essa posição é questionável, pois há casos complexos em que o suporte determina a distinção que o gênero recebe.

2.9. Análise dos gêneros na oralidade.
Um gênero seria uma noção cotidiana usada pelos falantes que se apóiam em características gerais e situações rotineiras para identificá-lo. Tudo indica que existe um saber social comum pelo qual os falantes se orientam em suas...
tracking img