Generos teatrais drama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GÊNEROS TEATRAIS: DRAMA

Para falar sobre teatro é fundamental que façamos uma imersão na nossa própria vida, porque teatro é feito de memórias. As memórias individuais de cada indivíduo seja ele ator profissional, ator por acaso, ator por um dia ou momento. Seja uma comunidade inteira ou apenas parte dela. Este fazer teatral relaciona-se e modifica a vida das pessoas intimamente, norelacionamento e interação com o outro, na auto-estima e na construção de identidade.
A palavra drama é relativa dentro do universo teatral, pois pode expressar tanto o gênero teatral Drama, quanto pode se referir ao conflito de uma ação cênica utilizada não só no teatro como também na literatura. O drama tem a sua origem no século V a.C., na Grécia, onde aparecem as relações entre os personagens, comseus conflitos, e sem a necessidade de interferência do narrador para que a ação dramática seja compreendida pelo público. Os personagens nesse período são autonarrativos em seus diálogos e atitudes. A poética aristotélica classifica o drama como categoria literária, ao lado do lírico e do épico. A maioria das tragédias gregas possui um narrador, porém o foco central do drama são os diálogostravados entre os personagens, e os problemas que precisam ser resolvidos no tempo e espaço definido pelo autor da obra, o dramaturgo.
O termo Dramaturgo vem do grego dramatourgós, significa escritor que compõe peças de teatro, ou seja, autor de textos dramáticos. O propósito destes escritos é sobretudo a representação, mas estes podem manifestar apenas um estilo literário utilizado na sua composição,sem os vincular obrigatoriamente ao palco.
Nos primórdios, a dramaturgia cultivou sobretudo a tragédia e a comédia; só muito mais tarde, já no século XIX, com o Romantismo, é que este gênero surgiu, unindo os elementos trágicos aos cômicos.
Os primeiros autores dramáticos, com origem na Grécia Antiga, produziram obras que continuam, nos dias de hoje, a servir de referência aos dramaturgosatuais, como é o caso, por exemplo, de Sófocles, Eurípides, Ésquilo e Aristófanes.


Drama é uma peça teatral de estilo sério, entre a comédia e a tragédia, uma narração animada que representa ao vivo os atos e as palavras dos personagens. Sendo assim, o gênero dramático oscila entre significados e usos amplos e diferentes, podendo ser definido como uma representação ou um texto caracterizado poracontecimento baseado em conflitos de ordem social, política, religiosa, etc. De inspiração quase sempre realista, retira da vida cotidiana os fatos, os personagens, a língua o ambiente, tudo com o qual se é produzido. 
 
No drama integram-se como formas a farsa, a tragédia, a comédia, o drama satírico, o mimo, a pantomima, a tragicomédia, os mistérios, o auto, etc., características que otornaram conhecido através inúmeros exemplos históricos, nos quais assumiu funções e significações diversas nas mais variadas culturas.
 
Os exemplos são a tragédia e a comédia gregas, os mistérios e moralidades da Idade Média cristã, a commedia dell’arte, o drama clássico francês, a comédia de costumes, o drama pastoril, o drama expressionista ou intimista, psicológico, simbolista e outros mais.Toda essa produção associa, com originalidade, a expressão dramática a certa visão do mundo defendida por uma sociedade ou um indivíduo.
 
         Nos tempos antigos, e especialmente entre os gregos, o drama era uma forma de literatura destinada a ser interpretada para um público, pelos atores que personificavam os personagens, recitando os monólogos ou diálogos, e representando as ações dahistória. Compreendia tanto a tragédia como a comédia, mas, na realidade, distinguia-se pela mistura que nele se fazia de uma e outra. A antiguidade clássica (um longo período da história da Europa que se estende aproximadamente do século 8 a.C., com o surgimento da poesia grega de Homero, à queda do Império romano do ocidente no século 5 d.C., mais precisamente no ano 476) só conheceu o drama...
tracking img