Generos poeticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUE É ARTE?
(latim ARS, significando técnica e/ou habilidade) A ARTE PODE TRAZER INDÍCIOS SOBRE A VIDA, A HISTÓRIA E OS COSTUMES DE UM POVO, INCLUSIVE DOS POVOS E NAÇÕES JÁ EXTINTOS. ASSIM, CONHECEMOS VÁRIAS CIVILIZAÇÕES POR MEIO DE SUA ARTE, COMO A EGÍPCIA, GREGA, ROMANA E MUITAS OUTRAS.
"ARTE s.f. Atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito de caráter estéticocarregados de vivência pessoal e profunda. (...) A capacidade criadora do artista de expressar ou transmitir tais sensações ou sentimentos."
(Novo dicionário da língua portuguesa. de Aurélio Buarque de Holanda )

A ARTE ENVOLVE SEMPRE A IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE DE QUEM A FAZ E É ESSENCIAL AO SER HUMANO COMO MAIS UMA FORMA DE EXPRESSAR SUAS IDEIAS OU EMOÇÕES. O PRAZER QUE SENTIMOS, AO APRECIAR UMAOBRA DE ARTE, VEM DA EMOÇÃO QUE ELA NOS TRAZ ATRAVÉS DA COR, DA FORMA, DO SOM, DA PALAVRA OU DO MOVIMENTO. A ARTE PROCURA COMPREENDER OS SENTIDOS DE NOSSA EXISTÊNCIA. ASSIM, A ARTE REPRESENTA A REALIDADE, RECRIANDO-A. AS RELAÇÕES ENTRE A ARTE E A LEITURA DA REALIDADE SÃO CAMINHOS DE AMPLIAÇÃO DA PRÓPRIA VIDA.

A OBRA DE ARTE É UM PRODUTO SOCIAL E, COMO TAL, É PRODUZIDA EM DETERMINADO MOMENTO ELUGAR, OU SEJA, NUMA DETERMINADA SOCIEDADE; POR ISSO EXPRESSA UMA FORMA DE LER ESSA SOCIEDADE, POSICIONA-SE EM RELAÇÃO A ESSA SOCIEDADE QUE, NO LIMITE, REAFIRMA OU CONTESTA SEUS VALORES. (JOSÉ DE NICOLA)

A ARTE ENFRENTA O DESAFIO DE REPRESENTAR O INCONSCIENTE HUMANO. ASSIM, A ARTE PODE SER ENTENDIDA COMO A PERMANENTE RECRIAÇÃO DE UMA LINGUAGEM.

EXEMPLOS DE ARTE
LITERATURA
CINEMA TEATRO MÚSICAESCULTURA DANÇA PINTURA PUBLICIDADE E PROPAGANDA ARQUITETURA FOTOGRAFIA GRAFITE DESENHO GRAVURA H.Q. WEB DESIGN
FORMA = PROSA / POESIA

FUNÇÃO COGNITIVA

ARTE

“A a r t e é doce e
FUNÇÃO ESTÉTICA

útil” (Horácio)

FUNÇÃO POLÍTICA

Arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra. (Aristóteles)

ORAL

ESCRITA
CONTEÚDO = SUBJETIVO / OBJETIVO

1

A OBRA DOESCRITOR É FRUTO DE SUA IMAGINAÇÃO, EMBORA SEJA BASEADO EM ELEMENTOS REAIS. FICÇÃO
VEROSSIMILHANÇA
AUTOR
Personagem Narrador (emissor)

REALIDADE FANTASIA
Texto - Enunciação
Enunciado Personagens que vivem

Personagem Destinatário
Fatos Ideias

INVEROSSIMILHANÇA

LEITOR
(receptor)

(emissor)

(receptor)

A LINGUAGEM LITERÁRIA PERMITE QUE AS PALAVRAS ASSUMAM VIDA PRÓPRIA, COMNOVAS SIGNIFICAÇÕES QUE NÃO AQUELAS A ELAS CONFERIDAS USUALMENTE.

Sentimentos

MENSAGEM

MENSAGEM

ESCOLA LITERÁRIA

ESTÉTICA LITERÁRIA

“Que nunca o livro fique longe de tua mão e de teus olhos”.
(São Jerônimo)

ESTILO DE ÉPOCA

PERÍODO LITERÁRIO = são afinidades e semelhanças que existem entre autores, obras, linguagem e temas.

“A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, malvê”.

N O Ç Õ E S DE P O É T I C A O QUE É POÉTICA ?

O QUE É POESIA ?
ORIGEM GREGA: POIESIS, de poiein = criar, no sentido de imaginar

PODE SER TOMADA EM DOIS SENTIDOS:

AMPLO: estudo geral da Poesia RESTRITO: estudo formal dos poemas

ESSENCIALMENTE LÍRICA, SUBJETIVA

REALIZADA EM VERSO OU PROSA (será?)

2

O QUE É POEMA ?

A PROSA POÉTICA
“Verdes mares bravios de minha terranatal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; verdes mares que brilhais, como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando-se as alvas praias ensombradas de coqueiros!”
(ALENCAR, In: IRACEMA)

É o nome genérico de toda composição literária com intenção poética. O poema pode ser em verso (mais comum) ou em prosa.

PROSA EM VERSOS
“Verdes mares bravios de minha terra natal,onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; Verdes mares que brilhais, como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando-se as alvas praias ensombradas de coqueiros!”

1. METRIFICAÇÃO = medida ou extensão da linha poética de um verso. Obs.: verso com mais de doze sílabas poéticas são chamados de Bárbaros. Verso livre = verso sem métrica uniforme e constante.

◊ ESCANSÃO – é a...
tracking img