Generos da pintura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GENEROS DA PINTURA
Através da história podemos constatar que a pintura foi se diversificando e mudando já seja no estilo ou na forma ou nos materiais os gêneros da pintura surgiu a partir doRenascimento gêneros da pintura era um tipo de classificação durante a história depois no final do século XIX e XX mudou o conceito.
Na aquela época podemos classificar Pintura Religiosa,icônica,Alegórica eMitológica.
Pintura Religiosa: ou chamada de sacra na qual representava os trabalhos com representação religiosa especialmente cristão a qual era para fortalecer a crença na qual teve uma estreitarelação entre arte e religião.
Nesse período os pintores retratavam episódios bíblicos coo anunciação ,o nascimento e a crucificação de jesus cristo; o propósito era de transmitir ensinamentos religiosos;as pinturas eram destinadas a decorar as igrejas.
Na aquela época o pintor não era reconhecido posto que não assinava as obras como na atualidade.
Pintura Icônica: era um tipo de pintura Religiosafeita em geral em madeira na época os pintores tinham que respeitar certos rituais como jejuar e orar antes de iniciar a pintura; ícone quer dizer imagem, e as imagens podiam ser pintadas de qualquerjeito conforme a vontade do pintor.
Neste caso a pintura é uma forma de linguagem e comunicação para afirmar a fé e as virtudes cristãos.
Pintura Alegórica: Quando se fala de em alegoria quer dizer deuma pintura que tenha elementos que indicam uma outra ideia no livro temos um exemplo de uma pintura onde temos a um esqueleto segurando uma foice que indicam o símbolo da morte.
A pintura alegóricapode-se encontrar em vários períodos da história e é utilizado ate agora por alguns artistas embora não são chamadas de alegóricas.
Pintura Mitológica: Como a própria palavra diz este gênero se referea figuras com elementos mitológicos tanto gregos e romanos mas também temos aos pintores que não seguiam a igreja católica e por isso não faziam temas religiosos eles se acentuam no período...
tracking img