Generos da literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gênero literário
Gênero literário é geralmente dividido, desde a Antigüidade, em quatro grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático. Essa divisão partiu dos filósofos da Grécia antiga, Platão eAristóteles, quando iniciaram estudos para o questionamento daquilo que representaria o literário e como essa representação seria produzida.

Gênero Épico
O seu papel é relatar um enredo, sendoele imaginário ou não, situado em tempo e lugar determinados, envolvendo uma ou mais personagens, e assim o faz de diversas formas. A narrativa utiliza-se de diferentes linguagens: a verbal (oral ouescrita), a visual (por meio da imagem), a gestual (por meio de gestos), além de outras.As narrativas mais antigas apresentam uma característica comum: todas contam os feitos extraordinários de umherói.
Gênero lírico
No texto lírico predomina a expressão de sentimentos íntimos, através da seleção de elementos da língua brota um eu, que não deve ser confundido com a pessoa física do poeta, sendona realidade, um componente do próprio texto e, ao qual denominamos de eu-lírico ou sujeito lírico. No início, os poemas líricos eram cantados, geralmente acompanhados pela lira, um instrumentomusical de cordas. Foi do nome desse instrumento que derivou a denominação do gênero literário como lírico.
A separação entre poesia e música só aconteceu depois da invenção da imprensa, no século XV,quando a cultura escrita passou a prevalecer sobre cultura oral.

Gênero Dramático
É composto de textos que foram escritos para serem encenados em forma de peça de teatro. Para o texto dramático setornar uma peça, ele deve primeiro ser transformado em um roteiro, para depois poder ser transformado em um texto do gênero espetacular.
TRAGÉDIA - forma dramática de origem grega que usa umalinguagem rebuscada e apresenta personagens da aristocracia que, vitimados pelo destino caem em desgraça. Procura inspirar pelo horror e piedade, provocando a reflexão sobre o sentido da existência...
tracking img