Genero e sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gênero e Sexualidade

Quando pensamos o que é ser homem ou o que é ser mulher, de imediato associamos que o corpo que o indivíduo nasce é o fator determinante, mas algumas pessoas acreditam ternascido no corpo errado e ao longo da vida vão tentando mudar de gênero. A possibilidade de um ser que nasceu biologicamente homem, se tornar mulher, nos leva a refletir, por que as diferenças sexuaissão extremamente influentes nas nossas vidas.
Para se fazer uma distinção importante sobre gênero e sexo, precisamos defini-los. Segundo os sociólogos, sexo se refere às diferenças anatômicas efisiológicas que definem o corpo em feminino ou masculino, por outro lado, gênero é entendido como as diferenças psicológicas, sociais e culturais entre indivíduos do sexo feminino e do sexo masculino.
Énecessário saber distinguir sexo e gênero, pois muitas diferenças entre homens e mulheres não são de origem biológica.
Os fatores naturais são responsáveis pelas desigualdades entre os gêneros, pois emquase todas as culturas, os homens participam da caça e da pesca enquanto as mulheres passam uma parte significativa de suas vidas a cuidar dos filhos.
A socialização do gênero é o estudo dasdiferenças dos gêneros, tendo como apoio a família e os meios de comunicação. As crianças em contato com vários agentes de socialização, primários e secundários, interiorizam a normas e expectativas sociaisque correspondem ao seu sexo. As diferenças de gênero não são determinadas biologicamente, mas culturalmente.
Estudos afirmam que as identidades de gênero são, em certos casos, frutos de influenciassociais, pois estas influências fluem de canais diversificados, ate os pais que se dedicaram a educar seus filhos de uma forma “não sexista”, consideram difícil combates os padrões existentes deaprendizagem do gênero. Pode-se citar, por exemplo, a escola que distingue os gêneros, assim como programas de televisão, literaturas infantis, filmes, etc.
A teoria da construção social do gênero e do...
tracking img