Genero vibrion

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O Reino monera é composto por bactérias e cianobactérias. Podendo ser marinhas, terrestres e ainda parasitas. Por serem os seres vivos mais primitivos da Terra, eles também são os que estão em maior número. Por exemplo, em um grama de solo fértil pode haver 2,5 bilhões de bactérias, 400 mil fungos, 50 mil algas e 30 mil protozoários. As bactérias tem importância fundamental no meioambiente, assim como qualquer ser vivo.
Elas podem trazer benefícios ao meio ambiente. São decompositoras atuando na reciclagem da matéria, devolvendo ao ambiente moléculas e elementos químicos reutilizáveis por outros seres vivos, podem ser utilizadas nas indústrias de alimentos fazendo a fermentação de queijos, iogurtes entre outros derivados do leite. Usados na indústria farmacêutica nafabricação de antibióticos e vitaminas e ainda na indústria química na produção de álcoois como o etanol, metanol entre outros.
Tem importância genética, pois com a alteração de seu DNA, podem-se fazer produtos de interesse dos seres humanos, como insulina. Atuam na fixação do Nitrogênio retirando-o do ar e o fixa no solo, servindo de alimentação para as plantas.
Entretanto muitas bactérias sãoprejudiciais ao homem causando diversas patologias. Como exemplo temos a família Enterobacteriace que é formada por bactérias Gram-negativas muito abundante onde a maioria dos gêneros que a compõem são patogênicos.
Este trabalho visa descrever de forma simplificada os principais gêneros pertencentes a esta família, exemplificando suas estruturas, doenças e sintomas por eles causados.

FamíliaEnterobacteriaceae

Grupo de bacilos G- encurvados ou retos, anaeróbios facultativos, que podem ou não
apresentar motilidade (flagelos) e que possuem muitas propriedades em comum. Embora possam ser encontradas amplamente na natureza, a maioria habita os intestinos do homem e dos animais.
Elas são associadas à quadros diarréicos e desintéricos, podendo também estar associadas
à quadros demeningite, pneumonias, intoxicação alimentar e infecções urinárias. O representante clássico deste grupo é a Escherichia coli, um dos mais importantes membros da flora intestinal dos mamíferos e um importante patógeno, causador de infecção no trato intestinal e urinário.
DIAGNÓSTICO DAS ENTEROBACTÉRIAS
O diagnóstico das infecções por enterobactérias é normalmente realizado através do isolamento eda identificação da bactéria responsável pela infecção. Pode-se recorrer
também, no caso de algumas espécies, a diagnóstico sorológico ou molecular. As amostras são provenientes de vários locais do corpo, de acordo com o local de infecção. Podem ser fezes, urina, liquor ou qualquer outro material. Primeiramente se realiza a semeadura em meio de isolamento, para depois de serem realizadas as provasbioquímicas e sorológicas. Os meios de cultura líquidos (também chamados de “caldos”) são utilizados para a da multiplicação das bactérias, sendo os mais utilizados o tetrationato e selenito (para a coprocultura). São utilizados apenas para aumentar o número de bactérias existentes na amostra, permitindo assim um resultado mais exato e eficaz. Após o isolamento das enterobactérias em Placa dePetri, realiza-se a sua identificação através de provas bioquímicas, seguidas ou não de provas sorológicas.
A série bioquímica é composta de doze provas analíticas, das quais algumas podem ser feitas em conjunto num único tubo de ensaio, e outras devem ser feitas separadamente. Essas provas verificam basicamente a presença de determinadas enzimas, emissão de gás e motilidade. A partir da comparaçãodos resultados de todas as provas, verifica-se o gênero bacteriano analisado.
A série bioquímica clássica é composta por 8 tubos de ensaio, cada um contendo um determinado meio de cultura com características analíticas diferentes.

Gênero Vibrio

Vibrião é um tipo de bactéria que tem o formato de bastonete recurvo, ou seja, em forma de vírgula, podendo ainda se ligar uma a outra formando a...
tracking img