Genero textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GENEROS TEXTUIAS
Gêneros textuais como práticas sócio-históricas
Contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia;
São entidades sócio-discursivas e formas deação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa;
Os gêneros textuais surgem situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem e caracterizam-se muito mais por suasfunções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades lingüísticas e estruturais
Os limites entre a oralidade e a escrita tornam-se menos visíveis, a isto se chamahibridismo que desafia as relações entre oralidade e escrita e inviabiliza de forma definitiva a visão dicotômica.
É impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero, assim como é impossívelse comunicar não verbalmente a não ser por algum texto.
Esta visão segue a noção de língua como atividade social, histórica e cognitiva, privilegia a natureza funcional e interativa. A língua é tidacomo uma forma de ação social e histórica e que, ao dizer, também constitui a realidade sem, contudo cair num subjetivismo ou idealismo ingênuo. Neste contexto os gêneros textuais se constituem comoações sócio-discursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-o de algum modo.
Texto é uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual.
Discursoé aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instância discursiva. O discurso se realiza nos textos.Domínio Discursivo

Uma esfera ou instância de produção discursiva ou de atividade humana. Não são textos nem discursos, mas propiciam o surgimento de discursos bastanteespecíficos. Discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso, discurso político, etc.
Tipos textuais, definição Espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de...
tracking img