Genero na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Refletindo gênero na escola

Gênero trata-se de um conceito complexo construindo historicamente a partir dos estudos feminista. Pensar em gênero corresponde a pensar num conjunto de significado e construção sócios culturais realizados da percepção das diferenças entre sexos. É também eles que resultam em papeis, valores e regras de conduta que são transmitidas as novas gerações desocialização. As questões de gênero perpassem toda a esfera da sociedade e desta forma chegam também a escola. Discutir as relações de gênero no ambiente escolar é fundamental importância quando se pensa em construir uma educação democrática que possibilita a todos os seus agentes, igualdades de condições e de oportunidades. Com relação ao papel da escola Louro (2001) argumenta que é formadora dediferença e desigualdade. O fato da escola não ser acessível a todos, diferencia os que estão dentro e os que estão fora dela. Os que têm acesso a escola reproduz ainda diferença de gênero o padrões de comportamento distintos para meninas e meninos. Segundo Carvalho “a desigualdade sexual e iniqüidade de gênero se manifestam em muitos aspectos das relações escolares. Essa manifestação depende dosprofessores e professoras que representam homens e mulheres, nos materiais didáticos ate as reações do poder na escola.
Ao impor modelos de comportamentos diferentes para meninos e meninas a escola pode influenciar nas escolhas profissionais dos mesmos. Por exemplo, a mulher é sempre vista como ser frágil, que nasceu para se mãe, esta ligada com ocupações que exigem maior organização como(cuidar de criança, professora, enfermeira, secretaria, domestica). Dessa forma, a função da mulher nesta visão, é cuidar da família. Os homens ocupam tarefa que exigem maior força e habilidade física exemplo: como pedreiro motorista etc. Apesar do aumento da participação é das mulheres no mercado de trabalho ainda permanecer visões estereotipadas a respeito da característica e capacidade dodiferente gênero e da desvalorização do papel da mulher. Desde cedo no processo socialização à rotina dos meninos e meninas vai sendo marcada por diferenças que perpassam suas atividades. As meninas já começam ajudarem nas tarefas domesticas, são incentivadas a cuidarem de suas bonecas como se fosse bebê, faz comidinha, brincar de casinha que requerem silencio e submissão, brincadeiras que exploramhabilidade e cuidado, é voltada para o lar, ou seja, para a esfera privada. Os meninos são incentivados a brincar de carrinho, empinar pipa, jogar vídeo games, praticar esportes coletivos jogar futebol, em fim são brincadeiras que eles exploram suas habilidades físicas e raciocínio a se posicionarem, está voltado para a rua isto é para esfera publica. Em resume meninos e meninas são socializados deforma diferenciada e é normal, pois, quando adultos tenham posturas, ações e reações distintas.
É importante ressaltar que a escola não é única responsável pela formação de meninos e meninas, outra instituição como a família, também contribuem na constituição das identidades dos mesmos. Homens e mulheres são reflexos do que foi ensinado na escola, na família e na sociedade em geral.Carvalho (2001) e Cavalcanti (2003) têm estudado forma de gênero como são tratados pelos professores e professoras e as expectativas deles em relação aos alunos e alunas. Os professores e professoras têm expectativas diferenciadas com relação ao comportamento e aprendizagem de meninos e meninas. É comum no cotidiano escolar percebemos a existência de alguns estereótipos relacionados aos gêneros que semanifestam em relação ás expectativas de desempenho escolar; as meninas tendam a serem vistas como mais caprichosa e submissa. Seu silencio e falta de participação nas aulas são vistos como características positivas e existe expectativa de melhor desempenho escolar. Já os meninos tendem a ser mais percebidos como mais agitados, indisciplinados, descuidados e expansivos por tanto a probabilidade...
tracking img