Generalidades da engenharia economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GENERALIDADES DA ENGENHARIA ECONÔMICA
Engenharia econômica é a tradução de engineering economy. (Economia da engenharia). De acordo com o Institute of Industrial Engineers (IIE), a engenharia econômica é definida como a aplicação da análise e síntese econômica ou matemática às decisões de engenharia ou um corpo de conhecimentos e técnicas envolvidas na avaliação do valor de mercadorias eserviços relativamente ao custo e nos métodos de estimar os dados.
O grande desenvolvimento da engenharia económica ocorreu na segunda metade do século XX. The Engineering Economist é a única revista científica dedicada à disciplina de engenharia económica.
Nos problemas de engenharia econômica considera-se que todos os pagamentos ou séries de pagamentos futuros que reembolsem uma quantia presentecom juros são equivalentes entre si, podendo esses valores ser calculados por fórmulas adequadas, que se podem representar por fatores. É, assim, possível comparar alternativas de investimento com diferentes séries prospectivas de receitas e despesas utilizando os métodos do valor anual equivalente, valor presente, taxa de rendimento e/ou analise de beneficio/custo. Estes métodos, quando utilizadoscorretamente, permitem chegar a conclusões idênticas.
* |
O desenvolvimento da engenharia econômica ao longo de quase um século e meio, tal como o desenvolvimento de qualquer área de conhecimento, em geral, foi incorporando conceitos de outras disciplinas. Este processo de desenvolvimento e assimilação ocorreu muito rapidamente a partir da segunda metade do século xx.
Os fatores econômicossão uma consideração estratégica na maior parte das atividades de engenharia. Um engenheiro criativo procura vencer as limitações físicas e inicia, propõe e assume a responsabilidade pelo sucesso de projeto envolvendo fatores humanos e econômicos. A aceitação generalizada, entre os engenheiros, da responsabilidade de verificarem se as propostas de engenharia são sólidas, tanto do ponto de vistatécnico, como econômico, e de analisarem as propostas em termos de valor e custos, contribui para o aumento da confiança na profissão de engenharia.
Fundamentos teóricos
Os fundamentos da engenharia econômica são um conjunto de princípios ou conceitos que formam uma base sólida para o desenvolvimento, estudo e aplicação da disciplina.
1. Reconhecer e definir alternativas.
As decisões sãoentre alternativas; é desejável que as alternativas sejam definidas claramente e que os méritos de todas as alternativas apropriadas sejam avaliados.
2. A necessidade de considerar as consequências.
As decisões devem ser baseadas nas consequências esperadas das várias alternativas. Todas essas consequências ocorrerão no futuro.
3. A questão crítica das consequências para quem.
Antes deestabelecer procedimentos para formulação de projeto e avaliação de projeto, é essencial decidir qual o ponto de vista a ser adotado.
4. Comensurabilidade.
Ao comparar alternativas, é desejável fazer as consequências comensuráveis entre si, tanto quanto seja praticável. Isto é, as consequências de um investimento devem ser expressas em números e as mesmas unidades devem aplicar-se a todos osnúmeros. Em decisões econômicas, as unidades monetárias são as únicas que satisfazem as especificações dadas acima.
5. Irrelevância de aspectos comuns a todas as alternativas.
Só as diferenças entre alternativas são relevantes na sua comparação.
6. Separação das decisões.
Na medida do possível, decisões separáveis devem ser feitas separadamente.
7. Necessidade de critérios de decisão.
Édesejável ter um critério para a tomada de decisões, ou, possivelmente, vários critérios.
8. Escolha do critério principal.
O critério principal a ser aplicado numa escolha entre investimentos propostos alternativos em bens corpóreos deve ser selecionado com o objetivo de fazer o melhor uso de recursos limitados.
9. Critérios secundários aplicados às consequências expressas em termos...
tracking img