Genenalização/ especialização

423 palavras 2 páginas
 Agregação

Um relacionamento é uma associação entre entidades. Na modelagem ER (entidade-relacionamento) não foi prevista uma possibilidade de associar uma entidade com um relacionamento ou então de associar dois relacionamentos entre si. A agregação é simplesmente um relacionamento que passa a ser tratado como entidade, ou seja, procura tratar um relacionamento e as entidades participantes como uma nova entidade. Para melhor entendermos como funciona esse processo, tomemos o seguinte exemplo: Um médico atende a muitos pacientes, que o consultam, e um paciente pode realizar consultas com vários médicos. Sempre que um paciente consulta um médico, este fornece receita, que pode ter um, ou vários remédios.

Se REMÉDIO fosse relacionado a MÉDICO, ter-se-ia apenas a informação de que médico prescreveu que remédio, faltando a informação do paciente que os teve prescritos. Por outro lado, se REMÉDIO fosse relacionado a PACIENTE, faltaria a informação do médico que prescreveu o remédio. Assim, deseja-se relacionar o remédio à consulta, ou seja, deseja-se relacionar uma entidade (REMÉDIO) a um relacionamento, no exemplo (ATENDE), o que não está previsto na abordagem ER. Para tal, foi criado esse conceito especial de agregação, a redefinição de um relacionamento, que passa a ser tratado também como se fosse uma entidade.

 Especialização

Conceito de uma entidade que é um subconjunto de uma outra entidade. Seu processo classifica o conjunto de entidades em conjunto de entidades especializados. É representada por um triângulo isósceles. Associada ao conceito de especialização está a ideia de herança de prioridades. Herdar prioridades significa que cada ocorrência da entidade especializada possui as propriedades de ocorrência da entidade genérica correspondente. Entenderemos melhor com o exemplo que segue. Existem relacionamentos dos quais participam apenas entidades de alguns conjuntos de

Relacionados