Gene

Páginas: 2 (303 palavras) Publicado: 6 de abril de 2015
O gene é um segmento de uma molécula de DNA que contém um código para a produção dosaminoácidos da cadeia polipeptídica e as sequências reguladoras para a expressão, embora nogenoma humano existamgrandes sequências não codificantes. As sequências codificantes são chamadas de éxons. Elas são intercaladas por regiões não codificantes, chamadas de íntrons, que são inicialmente transcritasem RNA no núcleo, mas não estão presentes no mRNA final nocitoplasma, não sendo representada no produto protéico final. Em muitos genes, o tamanho cumulativo dos exons é muito menor que o de íntrons.Segundo Thompson, em circunstâncias típicas, definimos gene como uma sequência de DNA cromossômico que é necessária para a produção de um produto funcional, seja um polipeptídio ou uma moléculafuncional de RNA. Esta é a definição molecular de gene.
Todos os eucariotos possuem íntrons, mas em bactérias  eles são raros ou inexistentes. A vantagem clara da presença deles permite o processamentoalternativo, gerando vários produtos protéicos a partir de um único gene.
O éxons tendem a ser curtos (cerca de 150 nucleotídeos), enquanto os íntrons podem possuir várias centenas de nucleotídeos.Essa desproporção aumenta a probabilidade de recombinação, com maior frequência nos íntrons que nos éxons em eucariotos superiores. O processo alternativo permite o teste de novas combinações de exons,sem o descarte do produto gênico original.
Além das sequências realmente codificantes, um gene também inclui as sequências nucleotídicas adjacentes necessárias para a expressão correta do gene,como uma molécula normal de RNA mensageiro, sua quantidade correta, no local correto e no momento correto do ciclo celular.
Estas sequências adjacentes referem-se às sequências de sinalização “início”e “fim” de transcriçãode um gene. Na extremidade 5’ está a região promotora, que é onde a transcrição tem início, e na extremidade 3’ está a região de término, que é uma região não traduzida....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gene
  • genes
  • GENE
  • genes
  • Genes
  • Gene
  • genes
  • Genes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!