Gene egoista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Renovar o darwinismo

Pedro Galvão
O Gene Egoísta, de Richard Dawkins
Trad. de Ana Paula Oliveira e Miguel Abreu
Prefácio e revisão científica de António Bracinha Vieira
Gradiva, 1999, 460págs.
Comprar
Richard Dawkins conta-se entre os autores que conciliam uma visão teórica inovadora e profunda com um surpreendente talento de comunicador. Não há muitos assim. Com "O Gene Egoísta",provavelmente o seu livro mais conhecido, Dawkins veio renovar o darwinismo, apresentando-o de um ponto de vista que desafia algumas das noções biológicas mais enraízadas no senso comum.

Quando olhamospara o mundo vivo, parece-nos óbvio, por exemplo, que as suas unidades fundamentais são os organismos. Muitos biólogos pensam da mesma maneira. Entendem a selecção natural como um processo que actuaessencialmente ao nível dos organismos, vendo nos genes simples veículos através dos quais estes se reproduzem. Para Dawkins isto é ver as coisas ao contrário.

Na verdade, nós, organismosindividuais, somos máquinas de sobrevivência dos genes, somos "robots" cegamente programados pela selecção natural que devem a sua sobrevivência à capacidade para preservar essas moléculas "egoístas",especializadas em imortalizar-se através da criação incessante de cópias de si próprias.

Estranho? O próprio Dawkins admite que ainda não conseguiu habituar-se completamente à ideia, mas a verdade é que aperspectiva de que os genes protagonizam a evolução biológica tem um vasto poder explicativo. "O Gene Egoísta" deixou isso bem claro, tornando-se alvo de uma controvérsia acentuada que continua adecorrer. Há dez anos o livro teve uma segunda edição, substancialmente enriquecida com dois capítulos novos. É essa edição que está agora disponível na colecção Ciência Aberta.

No primeiro dos novoscapítulos, Dawkins investiga a relevância do dilema do prisioneiro para a sua teoria. Este dilema, que deve o seu nome ao exemplo que o celebrizou, pode ser apresentado como um jogo em que dois...
tracking img