Genética

Páginas: 4 (958 palavras) Publicado: 20 de abril de 2010
GENÉTICA

A genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geraçãoem geração (dos pais para os filhos).

Além de auxiliar na identificação de anormalidades cromossômicas, ainda durante o desenvolvimento embrionário, promove em caráter preventivo e curativo, autilização de terapias gênicas como medidas corretivas.

A maior colaboração para a genética atual foi dada pelo monge Gregor Mendel, através de seus experimentos com ervilhas e a proposição de suasleis (segregação independente), mesmo antes de se conhecer a estrutura da molécula de DNA.
Célula Mãe

Todo organismo pluricelular é composto por diferentes tipos de células, derivadas de célulasprecursoras, denominadas células-tronco (stem cells), ou células-mãe ou, ainda, células estaminais, cujo processo de diferenciação que gera as células especializadas — da pele, dos ossos ecartilagens, do sangue, dos músculos, do sistema nervoso e dos outros órgãos e tecidos humanos — é regulado, em cada caso, pela expressão de genes específicos. São elas as responsáveis pela formação do embriãoe também pela manutenção dos tecidos na vida adulta.

As células-tronco podem se multiplicar, regenerando tecidos lesionados, porque têm a capacidade de se transformar em células idênticas às dostecidos onde foram implantadas. Assim, classificam-se em:

Totipotentes: podem formar todos os tecidos. Formam-se nas primeiras 72 horas após a fecundação do óvulo. Ex: blastômero.Pluripotentes: podem se especializar em qualquer tecido corporal, mas não podem por si próprias desenvolver um ser adulto, pois não desenvolve tecidos extra-embrionário, como a placenta.

Multipotentes: podemdar origem a diversos outros tipos de células, mas de forma limitada, uma vez que têm capacidade de diferenciarem-se para produzir o tipo de célula especializada do tecido do qual se origina. Ex:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • genetica
  • genetica
  • genetica
  • Genetica
  • Genetica
  • Genetica
  • Genetica
  • genetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!