Geleia de frutas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GELÉIA DE FRUTAS
1. DEFINIÇÃO

Geléia de fruta é o produto obtido pela cocção, de frutas, inteiras ou em pedaços, polpa ou suco de frutas, com açúcar e água e concentrado até consistênciagelatinosa.
2. CLASSIFICAÇÃO
As geléias de frutas são classificadas em:
a) comum - quando preparadas numa proporção de 40 partes de frutas frescas, ou seu equivalente, para 60 partes de açúcar. As geléiasde marmelo, laranja e maçã podem ser preparadas com 35 partes de frutas, ou seu equivalente à fruta fresca, e 65 partes de açúcar.
b) extra - quando preparadas numa proporção de 50 partes de frutasfrescas, ou seu equivalente, para 50 partes de açúcar.
3. CARACTERÍSTICAS GERAIS
O produto deve ser preparado de frutas sãs, limpas, isentas de matérias terrosas, de parasitas, de detritos, deanimais ou vegetais, e de fermentação. Poderá ser adicionado de glicose ou açúcar invertido. Não deve conter substâncias estranhas à sua composição normal, exceto as previstas nesta Norma. Deve estar isentode pedúnculos e de cascas, mas pode conter fragmentos da fruta, dependendo da espécie empregada no preparo do produto. Não pode ser colorido e nem aromatizado artificialmente. É tolerada a adição deacidulantes e de pectina para compensar qualquer deficiência no conteúdo natural de pectina ou de acidez da fruta.
4. CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉTICAS
As geléias devem apresentar-se sob o aspecto debases gelatinosa, de consistência tal, que quando extraídas de seus recipientes, sejam capazes de se manterem no estado semi-sólido. A cor e o cheiro devem ser próprios da fruta de origem. O sabor deveser doce, semi-ácido, de acordo com a fruta de origem.
5. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS

Unidade, máximo 38% p/p 35% p/p
Sólidos solúveis totais, mínimo 62% p/p 65% p/p
Pectina adicionada,máximo 2% p/p 2% p/p
Ausência de sujidades, parasitos e larvas.
6. ROTULAGEM
No rótulo deve constar a denominação genérica "Geléia", seguida do nome da fruta de origem.
Aula prática 28/03....
tracking img