Geisel e médici (governos)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Governo Geisel
(1974-1979)
Governo Geisel
(1974-1979)

Referências:

http://brasilescola.com/historiab/ernesto-geisel.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/ErnestoGeisel
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/governo-geisel-1974-1979-distensao-oposicoes-e-crise-economica.jhtm
http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/governo-de-ernesto-geisel/Ernesto Beckmann Geisel era filho de Wilhelm August Geisel e Lídia Beckmann, imigrantes alemães luteranos que chegaram no Brasil em 1883, Geisel estudou no Colégio Militar de Porto Alegre, participou de ações militares na Revolução de 30, fez parte das tropas federais que combateram a Revolução Constitucionalista de 1932, ingressou na carreira política ao ser nomeado chefe da CasaMilitar do governo do presidente Castelo Branco em 1964, que pomoveu-o ainda a General-de –exército em1966 e nomeou-o Ministro do Superior Tribunal Militar em 1967. No governo de Emílio Médici, tornou-se presidente da Petrobrás.
Em 1974, pelo Aliança Renovadora Nacional (ARENA), na chapa com Adalberto Pereira dos Santos para vice, candidatou-se à presidência, onde venceu, com 400 votos (84,04%), achapa oposicionista Ulysses Guimarães/Barbosa Lima Sobrinho do MDB, que obteve 76 votos (15,96%).
Geisel assumiu a presidência do Brasil em 15 de março de 1974, e seu governo foi marcado pelo início de uma abertura política e amenização do rigor do regime brasileiro, onde encontrou fortes oposições de políticos chamados de “linha dura”.
Lançado oficialmente candidato da ARENA à presidência em18 de abril de 1972, foi eleito presidente, e dedicou-se à abertura política que encontrou resistência nos militares da linha dura.
Seu governo foi marcado pela necessidade de se administrar o avanço das oposições legais frente os sinais de crise de ditadura, o processo de eleição ficou marcado por eleições indiretas onde o MDB lançou os nomes de Ulysses Guimarães e Barbosa Lima Sobrinho enquanto“concorrentes “ do candidato do ARENA. A chapa do MDB participou da corrida presidencial, mesmo sabendo que não chegariam ao poder, denunciando as falhas do regime militar e a opressão do sistema.
Apesar dos problemas enfrentados naquela época, Geisel convocou Mario de Henrique Simonsen para assumir o Ministério da Fazenda, anunciado o II Plano Nacional de Desenvolvimento (II-PND), onde ogoverno buscava conciliar a retomada do crescimento econômico com a contenção da onda inflacionária, dando prioridade ao desenvolvimento de bens de capital, esse novo governo investiu principalmente nas empresas estatais.
No entanto, as reformas não repercutiam de maneira esperada pois a economia nacional não tinha condições para poder se recuperar de seus problemas, como o Brasil sofreu os efeitosda crise do petróleo, as grandes potências econômicas também passavam por um momento de retração generalizada, em meio a uma economia enfraquecida, os setores de oposição política oficial ganhavam maior força de atuação política.
A busca por reformas foi sentida nas eleições parlamentares de 1974, onde mais de 40% das cadeiras do Congresso Nacional foram ocupadas por integrantes do MDB. Osmilitares da chamada linha dura começaram a perceber a desaprovação popular frente o regime. Em contrapartida, outros integrantes do regime defendiam a necessidade de flexibilização que pudesse dar maior longevidade ao governo militar.
O contexto marcado por contradições acabou incitando os setores mais radicais do regime a cometerem atos de extremo autoritarismo, em outubro de 1975 o jornalistaVladimir Herzog foi assassinado nos corredores do II Exército de São Paulo. Esse episódio acabou dando forças para que diversas entidades representativas se unissem em torno de duas grandes reivindicações: a anistia aos presos políticos e a realização de uma nova Constituinte. Entre as entidades que encabeçaram essas lutas se destacavam a Ordem dos Advogados do Brasil, a Associação Brasileira para o...
tracking img