Gecon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I – GECON – MODELO DE GESTÃO ECONÔMICA

1.1 Os Antecedentes Históricos do GECON

Com a constatação da necessidade de adequação dos modelos de administração das organizações para a realidade empresarial, o modelo de Gestão Econômica – GECON – começou a ser concebido pelo professor Armando Catelli, no final da década de 70. Outro fator que motivou impulsionou o surgimento do novomodelo foi à verificação da ineficácia dos sistemas de contabilidade e de custo, cujas informações serviam de base de apoio ao processo decisório. Uma década depois, com o apoio da Fipecafi, surgiu o Núcleo de Pesquisa GECON. Este tem como objetivo participar com as grandes organizações do Brasil, em projetos na obtenção de soluções práticas para a gestão e sistemas e informação. Hoje o GECON contacom quase uma centena de trabalhos de pesquisa acadêmica já publicados e desenvolvidos, inclusive por mestres e doutores, abrangendo não só a esfera nacional, como a internacional. O GECON é definido como sendo um modelo gerencial utilizado para administrar por resultado econômico, que incorpora um conjunto de conhecimento integrado, visando buscar a excelência nos processos organizacionais, ouseja, a otimização dos resultados por meio da melhoria contínua e da produtividade ou operação.
É compreendido entre dois macros sistemas:

• Sistema de Gestão e Decisão;
• Sistema de Mensuração e Informação

Para se conhecer os princípios do GECON é necessário apenas fazer uma comparação com o sistema de gestão dos modelos tradicionais existentes, sabendo se que no GECON o resultado daempresa é igual à soma dos desempenhos das áreas; as deficiências ou ineficiência não são transferíveis para outras áreas, tampouco repassadas aos produtos ou serviços; as áreas são tratadas como empresas, e seus responsáveis como os respectivos donos; a base para avaliação da gestão é a função ou missão definida para cada área. Os conceitos da Gestão Econômica, atualmente são aplicados em muitasempresas privadas e públicas, para a obtenção da solução de vários tipos de problemas, tais como a implementação de sistemas de informações gerenciais, envolvendo orçamento, custo e contabilidade; implantação de Controladoria; adequação de modelos de gestão para a gestão por resultados, avaliação de desempenho de unidades de negócio; informação de preço de venda; mensuração de ativos, entre outros.O GECON tem abrangência nos três setores econômicos da sociedade: a indústria, comércio e serviços. Sua disseminação está acontecendo gradativamente, à medida que as empresas sentem a necessidade de mudar, em busca da eficácia. O sistema está estruturado por uma concepção holística, ou seja, permite a visão geral da empresa, fazendo dele com uma poderosa ferramenta, em substituição de artigosmodelos que focavam, em geral, as áreas ou unidades de produção como responsáveis pelo sucesso ou insucesso organizacional, deixando de focar ou identificar os elementos físicos, lógicos, capacitação profissional, mercado (interno e externo), missão e crença da organização como elementos essenciais, cujo entrelaçamento é variáveis fundamentais para a continuidade das mesmas. A Gestão Econômicautilizada de forma eficaz e eficiente das empresas, segundo a concepção GECON.

Segundo a autoria de Catelli, (2001) contempla os seguintes elementos:

• Modelo de Gestão e Decisão: são princípios crenças e valores que a orientam e impactam as diversas variáveis empresariais, notadamente o processo de tomada de decisão;
• Modelo de Mensuração e Informação do Resultado: modelo relativo ao processode mensuração física e monetária dos eventos decorrentes de decisões planejadas e realizadas, e relativas ao processo de geração de informações gerenciais.

Como todo sistema, este também trás vantagens e desvantagens, enquanto ferramenta administrativa.
Inúmeros são os benefícios que a Gestão Econômica traz como a confiabilidade oportunidade de informações, e a consistência, permitindo a...
tracking img