gdfgdgz

2790 palavras 12 páginas
ANAIS DO XV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA

O LÉXICO DA COMUNIDADE DE PANORÂMICA
MONTES CLAROS NORTE DE MINAS
Carla Bianca Durazzo Costa (Unimontes) biancadurazzo@hotmail.com Maria do Socorro Vieira Coelho (Unimontes) soccoelho@hotmail.com 1.

Introdução

te da cultura. E na discussão da relação entre linguagem e cultura não se deve dar prioridade ao conhecimento científico em detrimento do conhecimento comum, nem os resultados da nossa pesquisa sobre o léxico de Panorâmica, comunidade situada na área rural do município de Montes Claros, Norte de Minas Gerais. Para isso, realizamos um estudo linguístico-semântico sobre a fala da comunidade foco de nossas investigações, levando em conta os aspectos histórico-culturais do mundo rural, a fim de colhermos dados linguísticos que revelassem informações sobre a história do português norte mineiro, bem como do português brasileiro.
Relacionar o léxico com a cultura e a história local foi muito importante para esta investigação porque utilizamos essas informações para ajudar a compreender a história da formação da língua portuguesa neste espaço norte mineiro, pois acreditamos que o vocabulário utilizado pelo povo de uma determinada região está intimamente relacionado com a sua história e a sua cultura.
Portanto, o sistema lexical de uma língua traduz a experiência cultural acumulada pelos membros de uma sociedade ao longo do tempo. O léxico pode ser considerado como o patrimônio vocabular de uma comunidade linguística através de sua história, um acervo que é transmitido de geração para geração, mas que, muitas vezes, acaba se perdendo, como é o caso das comunidades rurais. Tais comunidades estão sendo atingidas pelo processo de escolarização que, na maioria das vezes, estigmatiza sua variedade e impõe a variedade culta.
Conforme se sabe, a língua falada em áreas rurais brasileiras ainda guarda por nosso povo um rico campo lexical que resgata um pouco da história e cultura local

Relacionados