Gdfgdgd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Forma de Apresentação do Trabalho:

2.1 – Escrita:

A equipe deverá fazer um relatório dos dados observados na comunidade conforme o roteiro de trabalho de campo:

1. Identificação dacomunidade (nome, localização, rural ou urbana)
2. O que a define como uma comunidade (um grupo de pessoas que vivem juntas por um interesse comum)
3. Características econômicas (do que vivem? Como ofazem?)
4. Características político-sociais (existe uma hierarquia? Qual? Existe algum tipo de liderança? Como esta se sustenta?)
5. Características religiosas
6. Características culturais (a partirdo conceito de cultura trabalhado)
7. Família
8. Trabalho
9. População (faixa etária, distribuição populacional)
10. Conclusões/ impressões do grupo sobre a comunidade.De longe já se avistam astendas de lona laranja, enfeitadas com panos coloridos, em meio a tufos de mato. No acampamento cigano próximo à Via 220 entre os bairros Tupi e São Gabriel, vivem cerca de cem pessoas. Não há águaencanada nem banheiros. As necessidades são feitas dentro das barracas e jogadas no esgoto do córrego do Onça. Crianças correm entre as tendas e mulheres sentadas no chão de terra conversam. Acabam devoltar do centro da cidade, onde foram tentar ler a sorte de quem aceitasse o serviço. Sorriem com dentes encapados de ouro, mas segundo Adália Santos, mulher do chefe do acampamento, o dinheiro é pouco.“Dá para levantar uns R$ 25 por dia. É difícil. As pessoas têm medo da gente.”
O preconceito sempre fez parte da vida dessas duas mulheres. Elas compõem uma das minorias mais marginalizadas doBrasil. Apesar de viverem no país há quase 500 anos, muitos ciganos mantiveram-se à parte da sociedade, com língua própria, vida nômade e costumes nunca compreendidos pelos “gadjôs”, os não ciganos. Falarmal ou desconfiar deles é absolutamente comum.
Por falta de certidão de nascimento, não podem ter carteira de identidade ou de motorista, votar, entrar na fila da Companhia de Desenvolvimento...
tracking img