Gavanoplastia em joias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Galvanoplastia em Jóias

1. História




• Antiguidade (10.000 aC)




Pesquisas arqueológicas mostram que o ouro foi talvez o primeiro metal trabalhado na humanidade. Devido ser encontrado na natureza na sua forma metálica (pepitas) e maleabilidade para manusear. Ouro e prata eram usado como moeda corrente.

Havia duas técnicas de revestimento de superfícies com ouro:Técnica 1 - O ouro era martelado entre duas folhas reforçadas (de origem vegetal) até chegar a espessura de lâminas que eram aplicadas com um tipo de cola como revestimentos de objetos. (Ouro Fino é tão maleável que pode ser batido até chegar

a uma espessura de 1112µm (1,1 mm), de modo que uma onça (31,1 gr.); pode recobrir cerca de 16 metros lineares.)

Técnica 2 - Utilizado póde ouro misturado com mercúrio, formando uma pasta com a qual recobriam uma superfície desejada. Com aplicação de calor, o mercúrio era evaporado, restando só o ouro, que recebia polimento como acabamento final.




• Idade média (400-1400 dC)




Período de poucos novos eventos, mas com a continuidade nas obras, principalmente de templos religiosos e uso do metal como símbolode riqueza, poder e beleza.




• Idade Moderna (1400-1800)



Continuou a desempenhar um importante papel na expressão cultural. Em 1511, o Rei Fernando de Espanha fez a chamada para expedições rumo as recém-descobertas terras do Hemisfério Ocidental. Em 1700, o ouro foi descoberto no Brasil - em 1720 se tornou o maior produtor, responsável por quase dois terços da produçãomundial de ouro. Em 1700, Isaac Newton (como Mestre da Casa da Moeda) fixou o preço do ouro na Grã-Bretanha em 84 xelins, 11,5 pence por onça troy. ( início das cotações).




• Ouro - Idade Pós-Moderna (1800)




O século 19, o ouro é descoberto em Little Meadow Creek, Carolina do Norte em 1803.

Em 1817, o Reino Unido introduziu o Soberano, uma moeda de ouro avaliado em umalibra esterlina.

Em 1848, John Marshall encontrou lascas de ouro, perto de Sacramento,Califórnia, provocando a Califórnia Gold Rush.

Em 1850 Edward H. Hargraves, retornando para a Austrália, previu e encontrou ouro em seu país em New South Wales.

Em 1868 na África do Sul, George Harrison descobriu ouro cavando pedras para construir uma casa. Desde então, a África do Sul tem sido afonte de quase 40% do total de ouro extraído.

Em 1900, uma lei colocou os Estados Unidos oficialmente sobre o padrão- ouro, comprometendo o país a manter um câmbio fixo em relação a outros países sobre o padrão-ouro.




1805 – Luigi Brugnatelli – Inventou a galvanoplastia:

Usando uma pilha voltaica, realizou a eletrodeposição de ouro. A publicação de seu trabalho foi rejeitadona Academia de Ciências da França pelo ditador Napoleão Bonaparte. Então, Luigi reportou seu experimento no Jornal Belga de Física e Química: “Nos últimos tempos, dourei completamente duas grandes medalhas de prata, através de uma ligação com fio de aço, ligado ao pólo negativo da pilha voltaica e mantendo um depois o outro imerso em solução amoniacal nova e bem saturada”.




•Aplicações da Prata




Os compostos de prata mais importantes - o nitrato – cloreto – cianeto.

Durante muitos anos, os espelhos eram feitos por deposição de uma pequena película de prata sobre uma superfície de vidro.

As primeiras civilizações provavelmente obtinham o metal por copelação, nome que se dá ao processo de fusões sucessivas em forno (copela) para separar a prata. Atualmenteprocessa-se o metal por amalgamação, cianetação ou como subproduto da metalurgia do cobre e do chumbo. A amalgamação consiste, basicamente, na pulverização da prata nativa, do sulfureto ou do cloreto de prata. à mistura acrescenta-se cloreto de sódio e calcopiritas. A mistura é dissolvida em mercúrio, o que resulta em um amálgama, do qual se destila a prata metálica. A adição de cianureto de...
tracking img