Gattaca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE CRÍTICA – FILME “GATTACA”


O filme apresenta a humanidade num futuro próximo, onde as tecnologias e a ciência evoluíram muito, influenciando em todos os setores davida humana, inclusive na reprodução. Nesse contexto, se torna visível a idéia de que os seres humanos podem estar caminhando para a realidade virtual de “Gattaca”.
No filme, éretratada a história de uma pessoa que foi concebida naturalmente, um “inválido”, vivendo numa sociedade onde a maioria das pessoas foi projetada geneticamente para serem perfeitos, ouentão quase perfeitos. Enquanto esses “perfeitos” ocupam as melhores posições, os “imperfeitos” ocupam os setores menos privilegiados da sociedade.
Essa realidade mostra o ser humanocomo alguém que tem cada vez mais a tendência de considerar perfeitos os projetos que são realizados por ele mesmo, menosprezando o que a própria natureza sempre se encarregou decriar.
Não podemos esquecer que no filme está explícito o conceito de ideologia, diretamente ligado à “desumanização” do indivíduo. Pois os “inválidos” são pessoas marginalizadas porum processo ideológico, e não por falta de capacidade. Até a própria denominação “inválido” sugere que essas pessoas não servem para determinadas ocupações.
Se analisarmos oprincipal fundamento do filme, veremos que os seres humanos passarão a ser tratados como meros produtos, como máquinas programadas, fabricadas, onde é possível determinar desde a cor dosolhos até a expectativa de vida.
Devemos defender que o ser humano não deve interferir em processos que a natureza sempre foi responsável em desenvolver, por mais que isto tragainúmeros benefícios para nós mesmos em diversos aspectos como às doenças, por exemplo. Não devemos permitir que a cultura atual caminhe para o ambiente excludente, mostrado em Gattaca.
tracking img