Gattaca

Páginas: 3 (601 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2012
O filme mostra a humanidade em um futuro “não muito distante”, onde as tecnologias evoluíram bastante, influenciando em todos os setores da vida humana, inclusive na reprodução. Nesse contexto, setorna perceptível a idéia de que os seres humanos podem estar caminhando a passos longos para a realidade virtual de Gattaca. É relatada a história de uma pessoa foi concebida naturalmente, vivendo numacomunidade em que a maioria das pessoas foram projetadas geneticamente para serem “perfeitos”. Essa realidade mostra o ser humano como um ser soberbo, que cada vez mais tem a tendência de considerarperfeitos seus próprios projetos, e não o que a própria natureza se encarrega de criar.
No filme, enquanto esses “perfeitos” ocupam as melhores posições, os “imperfeitos” (aqueles que apresentamalgum tipo de deficiência física ou psicológica), são denominados de inválidos e ocupam os setores menos privilegiados da sociedade. Isso é o que acontece com Vicent, que era faxineiro. O mesmo eradotado de muita inteligência e tinha um sonho de viajar no espaço, porém, sofria de problemas cardíacos. Na realidade que o filme traça, não importava a inteligência de Vicent, ele tinha que viver àmargem dos poucos privilegiados. É possível imaginar quantos daqueles faxineiros como ele, poderiam dar grandes contribuições à ciência, mas pelo fato de não serem “perfeitos”, na visão da maioria, eramimpedidos até mesmo de pensar. Isso fica muito evidente em uma cena do filme em que Vicent está limpando o vidro do seu local de trabalho, e passa por ele um supervisor que diz “não limpe muito ovidro para não ficar tendo idéias”.
Fazendo um paralelo com o mundo capitalista contemporâneo, é comum encontrar empregos em grandes indústrias, onde as pessoas não têm tempo para ao menosraciocinar sobre o que fazem. Esses empregos são a mera repetição de algum movimento, o que pode camuflar as diversas capacidades intelectuais dos empregados. Não se pode esquecer que no filme está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gattaca
  • Gattaca
  • GATTACA
  • Gattaca
  • Gattaca
  • Gattaca
  • Gattaca
  • gattaca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!