Gattaca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Weber (1864-1920) foi um sociólogo e economista alemão. Escreveu o livro “A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”.
Max Weber nasceu em Munique. Em 1894, foi nomeado professor deeconomia da Universidade de Heidelberg. Durante um tempo, entre 1900 e 1918, ficou afastado do magistério por conta de um colapso nervoso. No período que ficou afastado, colaborou em diversos jornais alemãese realizou diversas pesquisas.
Max Weber é considerado um dos fundadores da sociologia moderna, ao lado de Comte, Marx e Durkheim. Suas obras principais são “Economia e Sociedade” e “A ÉticaProtestante e o Espírito do Capitalismo”. Nesse último livro, o sociólogo realizou importante estudo sobre como a religião, especialmente o protestantismo nos EUA, foi um fator importante para a consolidaçãodo capitalismo. Em contrapartida, Weber achava que o catolicismo tradicional poderia ser um fator impeditivo para o desenvolvimento e prosperidade econômica de países que praticavam aquela religião.Isso se devia ao fato do ideário católico pregar a condenação do lucro. Já a religião protestante possuía maior identificação com a produção de riquezas, justamente, por valorizar o mérito pessoal e otrabalho como meios de valorização espiritual.
Max Weber possui muitos seguidores. Só para citar alguns, o sociólogo francês Raymond Aron, e no Brasil, o ensaísta José Guilherme Merquior e oescritor Sérgio Buarque de Holanda.
Morreu vítima de pneumonia, em Munique.
http://www.e-biografias.net/max_weber/
Principais obras
- A Ética Protestante e o espírito do capitalismo (1903)
- Estudossobre a Sociologia e a Religião (1921)
- Estudos de Metodologia (1922)
- Política como vocação
http://www.suapesquisa.com/quemfoi/weber.htm
OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA

A dominaçãoocorre quando uma quantidade qualquer de indivíduos obedecem a ordens vindas de uma parte da sociedade, que pode ser formada por uma ou mais pessoas. A dominação é resultado de uma relação social de...
tracking img