Gato preto e outars historias

1031 palavras 5 páginas
[pic]

ALUNO(A): Raquel de Mirando Otero Nº: ________TURMA: TM 213
EXERCÍCIOS DE SOCIOLOGIA – G2 - PROFª Sílvia.
Questão 1) Pesquise as definições de cultura erudita e cultura popular e dê três exemplos de cada uma. (2,0) Entreguei a pesquisa.
Questão 2) Leia o texto e responda a questão abaixo: Um chinês louro, de olhos azuis Há alguns anos, conheci em Nova York um jovem que não falava uma palavra em inglês e estava evidentemente perplexo com os costumes americanos. Pelo “sangue”, era tão americano como qualquer outro, pois seus pais haviam nascido em Indiana e tinham ido para a China como missionários. Órfão desde a infância, o rapaz fora criado por uma família chinesa, numa aldeia perdida. Todos os que o conheceram o acharam mais chinês do que americano. O fato de ter olhos azuis e cabelos claros impressionava menos que o andar, os movimentos dos braços e das mãos, a expressão facial e os modos de pensar que caracterizam os chineses. A herança biológica era americana, mas a formação cultural fora chinesa. Ele acabou retornando à China, seu verdadeiro lar.
(Clyde Kluckhohn. Antropologia – um espelho para o homem. Belo Horizonte, Itatiaia, 1963, p. 30.) Por que o autor diz que a China era o verdadeiro lar do rapaz americano? Baseado na leitura do texto, explique o que significa cultura, e diga qual o peso dela na formação de um ser humano. (2,0) Pois foi onde ele nasceu e foi criado. A cultura é tudo aquilo que é produzido por um povo; suas danças tradicionais, duas festas e suas superstições etc. A cultura é o que padroniza a sociedade, dando uma característica comum às pessoas que nela vivem e permitindo a criação dos grupos sociais.
Questão 3) O texto abaixo relata o modo de vida do povo esquimó. Procure no texto três exemplos de cultua material e três exemplos cultura não-material deste povo. (2,0) Caçadores, os esquimós ainda resistem no frio norte do Canadá O norte do Canadá pode parecer um mundo à

Relacionados