Gato preto e outars historias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

ALUNO(A): Raquel de Mirando Otero Nº: ________TURMA: TM 213
EXERCÍCIOS DE SOCIOLOGIA – G2 - PROFª Sílvia.
Questão 1) Pesquise as definições de cultura erudita e cultura popular e dê três exemplos de cada uma. (2,0)
Entreguei a pesquisa.
Questão 2) Leia o texto e responda a questão abaixo:
Um chinês louro, de olhos azuis
Há alguns anos, conheci em Nova York um jovem quenão falava uma palavra em inglês e estava evidentemente perplexo com os costumes americanos. Pelo “sangue”, era tão americano como qualquer outro, pois seus pais haviam nascido em Indiana e tinham ido para a China como missionários.
Órfão desde a infância, o rapaz fora criado por uma família chinesa, numa aldeia perdida. Todos os que o conheceram o acharam mais chinês do que americano. O fatode ter olhos azuis e cabelos claros impressionava menos que o andar, os movimentos dos braços e das mãos, a expressão facial e os modos de pensar que caracterizam os chineses.
A herança biológica era americana, mas a formação cultural fora chinesa. Ele acabou retornando à China, seu verdadeiro lar.
(Clyde Kluckhohn. Antropologia – um espelho para o homem. Belo Horizonte, Itatiaia, 1963, p.30.)
Por que o autor diz que a China era o verdadeiro lar do rapaz americano? Baseado na leitura do texto, explique o que significa cultura, e diga qual o peso dela na formação de um ser humano. (2,0)
Pois foi onde ele nasceu e foi criado.
A cultura é tudo aquilo que é produzido por um povo; suas danças tradicionais, duas festas e suas superstições etc. A cultura é o que padronizaa sociedade, dando uma característica comum às pessoas que nela vivem e permitindo a criação dos grupos sociais.
Questão 3) O texto abaixo relata o modo de vida do povo esquimó. Procure no texto três exemplos de cultua material e três exemplos cultura não-material deste povo. (2,0)
Caçadores, os esquimós ainda resistem no frio norte do Canadá
O norte do Canadá pode parecer um mundo àparte, solitário e gelado, mas as terras acima do Círculo Polar Ártico abrigam um número grande de habitantes europeus e canadenses e, principalmente, esquimós, povo de origem asiática que durante milhões de anos fez migrações fantásticas de um ponto a outro do globo. Habitando o extremo norte do mundo, os esquimós levam uma vida difícil, enfrentando os rigores e a força da natureza, o que lhesconfere certa aura de superioridade por terem se adaptado tão bem a esse lugar gelado.
Os esquimós são de estatura baixa, bem formados e fortes, com uma camada de gordura mais espessa nas partes do corpo que ficam expostas ao frio, como bochechas, pálpebras, mãos e pés. (...) A audição e a visão dos esquimós também são bem aguçadas, pois a vida de caçador é árdua nessas regiões brancas. Mas eles sãotambém bem-humorados e alegres, cultivando vários tipos de jogos e tradições. Gostam da vida em família e têm geralmente muitos filhos.
Tradicionalmente caçadores, muitos deles continuam a usar métodos antigos como arpões e anzóis feitos de osso, pescam as baleias, narvais e morças, todos animais de grande porte. Como a caça é proibida no Canadá, o governo estabeleceu uma cota para osesquimós, evitando interferir em suas tradições. Afinal, caçar ursos-polares confere status ao caçador, e uma das coisas mais deliciosas para um esquimó é a gordura que se localiza logo abaixo da pele das baleias, uma massa branca e compacta que eles ficam mascando horas a fio. Entranhas de morsa e foca também são pratos tradicionais.
Os famosos iglus, habitação dos esquimós, hoje em dia são poucousados, exceto em algumas regiões, mas são realizados concursos para ver quem ainda se lembra da fórmula original da casa de gelo. Outra coisa ainda usada hoje em dia são os umiaks, embarcações construídas com amplas armações de madeira e couro de morsa bem esticado por cima. São leves e de grande duração, possibilitando a caça de animais de grande porte.
O mundo do Norte pode parecer...
tracking img