Gastronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

COSTA DO MARFIM E A REGIÃO NORDESTINA BRASILEIRA
RESUMO
Costa do Marfim e NE
Na disciplina de estudos integrados foi distribuído entre os grupos, regiões do nordeste brasileiro e países de continentes diferentes a fim de que possamos conhecer culturas diferentes e a influência com nossa região estudada para entender melhor a gastronomia diversificada no mundo e o que é comum entre um país áoutro, com objetivo de conhecer cultura local, saber diferenciar gostos, sabores. Seus ingredientes mais utilizados e técnicas de preparo, e utensílios mais utilizados. A influência da Costa do marfim entre a Região do nordeste brasileiro. De quais ingredientes utilizados veio se mostra presente na culinária nordestina brasileira. No segundo momento iremos desenvolver uma preparação da qual seráum bowl surpresa. Como os ingredientes principais que nós iremos receber e teremos a oportunidade de criar novas receitas, que será um grande desafio por causa dos ingredientes que são muitos saborosos sendo assim difícil ou fácil equilíbrio entre eles para obter uma preparação saborosa e agradável aos olhos.
E com uma missão de agregar valor nutricional e assegurando uma preparação de qualidadee com uma técnica simples de se fazer.
Nossa pesquisa que deu início em sites na biblioteca da UNP aonde teve nosso grupo reunido para nossa pesquisa Pesquisamos em site: Artigos como...para conclusão da pesquisa cientifica.

Palavras-chave: Costa do marfim, região nordestina do Brasil e suas influências entre elas.








1 INTRODUÇÃO
Devido à exploração escrava a cultura do homemafricano, sua religião, costumes e comida, se espalhou de forma vasta em outros países, principalmente nas Américas. A culinária, especificamente, foi facilmente implantada nas regiões tropicais das americas do Sul e Central devido ao clima parecido com o da África, isso proporcionou a adaptação de vários dos ingredientes africanos no novo mundo.
A Costa do Marfim é um país africano que situa-sena parte oeste do continente. Sua capital se chama Yamoussoukro. A temperatura média situa-se nos 30°C (descendo ligeiramente à noite) durante praticamente todo o ano, com exceção da estação das chuvas onde a temperatura baixa para os 25°C. Há duas grandes zonas climáticas; no Norte a paisagem é semiárida sendo o clima quente e seco; o Sul é bastante úmido com vegetação muito rica. O clima da costado marfim é tropical ao longo da costa, é semiárido no extremo norte, muito quente e seco no norte durante o dia, e a noite chega a quase entre 20 e 25°C. Tanto a temperatura quanto a dualidade que existe entre as zonas climáticas são características também compartilhadas pelos estados da região nordeste brasileira.
De tão rico culturalmente, para caracterizá-lo, o Nordeste brasileiro poderiaser organizado e dividido em vários países distintos, cada estado tem sua identidade marcada, alguns mais do que outros, é claro, como é o caso da Bahia e do Maranhão, este último fortemente influenciado pela região Norte.
Neste trabalho traçaremos um comparativo e mostraremos as influências da culinária da Costa do Marfim na região Nordeste brasileir


2 A COZINHA DA COSTA DO MARFIM
Agastronomia costa-marfinense é formada no geral por preparações simples, o que a valoriza muito é a alta qualidade dos ingredientes usados. Destaque para os peixes e mariscos de água doce ou salgada. A maioria é grelhada com molhos à base de gergelim ou nozes e acompanham arroz, mandioca e milho. São feitos também os presuntos e conservas. A base das sobremesas são as frutas, principalmente a banana, etambém doces preparados com cacau e nozes. O cacau é o principal produto de exportação do país. O país produz um café de ótima qualidade, boas cervejas de milho e vinho de palma.
Dentre as comidas típicas do país, podemos citar o o “maffè”, um preparado de carne picada com verdura e molho de amendoim. Os marfinenses usam muito a manteiga de karité, para fritar e temperar. Um dos pratos...
tracking img