Gastronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• A história da cozinha confunde-se com a história do próprio Homem, considerando os antropólogos modernos a descoberta do fogo como o ponto de partida da aventura humana.

• O primeiro cozinheiro, foi o homem primitivo, quando aproximou um bocado de carne às chamas de uma fogueira, que tinha acesso para se aquecer, e apercebeu-se que ao aquecer a carne, ela ficava muito mais saborosa etornava-se mais fácil de mastigar. E foi a partir deste momento que ao longo dos tempos que a cozinha foi
progredindo.

• Um homem engenhoso encontrou uma maneira de aquecer a água usando um buraco que tinha escavado numa pedra, dando-lhe a forma de um púcaro que tornava fácil o aquecimento da água. Mais tarde este recipiente é trocado por outro instrumento feito em barro.

• Avançando muitorapidamente no tempo a fabricação de utensílios de cozinha, aperfeiçoou-se e chegaram-se mesmo a produzir-se objetos usuais como: marmitas, caçarolas, tachos, panelas, grelha que por vezes eram feitos de materiais preciosos, como prata ou ouro.

• A seguir aos últimos anos do século precedente, a arte culinária chega ao seu alto ponto de perfeição em França, que sem qualquer mínimo de dúvida, foiligeiramente travada durante os anos trágicos da guerra, mas apesar destas circunstâncias, não cessou de progredir. Existe provas desse aperfeiçoamento na arte culinária francesa, nos livros de cozinha, escritos por Urbains Dubols, Bernard Gouffé, Favre e outros praticantes do séc. XIX.

• Após a guerra, as cozinhas começaram a ser apetrechadas duma forma mais racional. Onde antigamenteencontravam móveis de cozinha pesados e escuros, exalando calor, fumos e cheiros nauseabundos vêem-se fornos, estufas, etc., de forma e cor agradável, assim como os utensílios permitem a elaboração de preparados com maior limpeza e rapidez.

• Outro elemento nas cozinhas foi o frio, que atualmente desempenha um papel dos mais importantes, tanto do ponto de vista higiénico como gastronómico.

• Por fim,os motores elétricos accionaram máquinas de cozinha como amassadoras, batedeiras, descascadores de batatas, cortadoras de legumes, passadores de purés, etc., tornando assim mais rápidas todas as operações, em que antes eram puramente manuais, diminuindo assim o trabalho do pessoal.

Tipos de cozinha dos dias de hoje:

• Cozinha Internacional, em que podemos definir como a arte de confeccionaros alimentos, de acordo com os métodos e regras clássicos na preparação dos diversos pratos, segundo as suas receitas, e que se encontram compiladas principalmente na cozinha Francesa, a qual estipula as suas bases.
Exemplos de pratos internacionais representativos de diversos países: Civet de lebre à Francesa; Goulash de vaca à Húngara; Cozido de vaca à Espanhola.
Não esquecer que tambémestão inseridos no âmbito da cozinha internacional, os pratos criados por grandes chefes como “Augusto Escoffier”, “Carême” entre outros, que foram dedicados a grandes figuras celebres da história, da politica e da arte.
Exemplo de pratos de cozinha internacional dedicados a grandes figuras: Filetes de linguado “Sarah Bernhardt”; Salmão estufado Almirante “Courbet”; Rodovalho cozido “EduardoVII”.
• Cozinha Nacional, em que podemos defini-la como o conjunto de iguarias representativas de um país e portanto, com a denominação do mesmo.
Em Portugal ou originário de Portugal, chamar-se-á à Portuguesa.
Por exemplo: Lulas recheadas à Portuguesa; Caldeirada à Portuguesa; Carne de porco à Portuguesa.
• Cozinha Regional, que é caracterizada pelo facto de não seguir as regras rígidas dacozinha clássica.
As suas receitas variam conforme as diferentes regiões, estando a composição dos seus pratos sujeita aos produtos das mesmas, seja na agricultura, na caça, na pesca, etc.
Por exemplo: Migas à alentejana; Amêijoas na Cataplana; Frango na Púcara; Iscas à Lisbonense; Salmonetes à Setubalense.




A cozinha humana existe naturalmente desde que surgiu o ser humano e...
tracking img