Gastronomia nordestina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Devry Brasil
Faculdades do Nordeste – FANOR
Curso: Gastronomia

Maichi Estevam Abdalla

GASTRONOMIA NORDESTINA
UMA MISTURA DE SABORES

Fortaleza
2012

23/04/2012

Maichi Estevam Abdalla

GASTRONOMIA NORDESTINA,
UMA MISTURA DE SABORES BRSILEIROS.

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Gastronomia das Faculdades Nordestes como requisito para aprovação.
Orientador:Prof.(a) Doutora em Nutrição, Vanessa Gomes Silveira

Fortaleza
2012

GASTRONOMIA NORDESTINA: uma mistura de sabores brasileiros.

A resenha apresentada foi baseada no artigo que fala sobre Gastronomia Nordestina, feito pelos alunos do curso de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) .
O estudo observa o desenvolvimento da gastronomia dentro dos conceitos científicos etécnicos com base em anos de descobertas e experiências, afim de achar o equilíbrio entre sabor, ingredientes e todos os elementos nutricionais que necessita um indivíduo para sua sobrevivência.
Do inicio da civilização até os dias de hoje a gastronomia vem se inventando e evoluindo no mundo inteiro. No Brasil se observa uma enorme variação gastronômica, fruto de uma herança deixada pelosPortugueses colonizadores, dos Índios e dos escravos Africanos.
Os autores do citado artigo buscaram conhecer a gastronomia e culinária nordestina, identificando seus representantes e classificando seu valor nutricional . Com o auxilia do acervo da Biblioteca da Universidade Federal da Paraíba, pöde- se pesquisar a gastronomia nordestina e a tabela de composição química dos alimentos.
Foi observado quea culinária nordestina foi influenciada tanto pelo tipo de colonização como também por sua posição geografica, onde são notórias suas diferenças gastronômicas, que podem ser detectadas desde cidades litorâneas ate cidades do alto sertão, passando por cidades banhadas por lagos e mangues. As cidades interioranas tem uma cultura agrícola e pecuária diferenciada, proporcionando uma culinária típica,com pratos feitos a base de carne de bode e carne de sol, acrescenta-se ainda nessa diversidade o milho e a mandioca.

( Introdução) (?)

O prazer proporcionado pela comida é um dos fatores mais importantes da vida depois da alimentação para a sobrevivência. Foi a partir desse prazer que surgiu a gastronomia ( ARIOVALDO FRANCO). A evolução sistemática desse estudo determinou a abrangênciade outros aspectos, com é o caso preceitos de comer, beber e da arte de preparar os alimentos para deles tirar o Maximo deleite ( LEAL 2002).
A gastronomia é desenvolvida dentro dos princípios científicos e técnicos alicerçados em anos de descobertas, essas experiências servem para aperfeiçoar o equilíbrio de sabor e ingredientes com a finalidade de harmonizar os elementos que compõem anecessidade nutricional de um individuo ( Leite 2004). Tais princípios favorece a interação clinica e o fornecimento de uma alimentação correta, com qualidade, não visando apenas a parte estética dos pratos.
Segundo Macarenhas 2007, no Brasil devemos analisar sua variedade gastronômica levando em conta que são frutos da heterogeneidade cultural de sua grande riqueza é a diversidade.
Apesar de muitasinfluencias, a culinária no Brasil é melhorada resultando da fusão aculturada dos hábitos alimentares português, indígenas e dos escravos africanos, que através de bons pratos feitos de raízes e que hoje são símbolos regionais, porem sofrem alterações de cunho local econômico, político e também cultural. Esses são ingredientes básicos como abobora, batata, aipim, inhame, cará, feijão devarias espécies, arroz, carne de peixe, carnes de suínos e de bois, leites e ovos.
Observado o estado nordestino observamos que os hábitos alimentares dessa região são determinados por diversos fatores. Um dos fatores são os estados serem banhados pelo mar, fato que estimula o consumo de peixes, camarões, lagostas e mariscos na região litorânea. Os pratos feitos de caranguejo, pitus, siris e...
tracking img