Gastronomia europeia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GASTRONOMIA EUROPEIA

PALHOÇA, 2013
1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Suécia

2.1.1 Dados principais/localização:
Área: 449.944km2
Capital: Estocolmo
População: 9,1 milhões de habitantes (estimativa 2012)
Moeda: Coroa Sueca
Nacionalidade: Sueca
Nome Oficial: Reino da Suécia
Data Nacional: 6 de julho (dia da bandeira).

2.1.2 Gastronomia

A gastronomia sueca éconhecida por sua pouca diversidade. Os suecos não são muitos adeptos de especiarias, mas a mais consumida de modo geral é o Endro (Dill) – suas características remetem a uma erva muito comum no Brasil (erva doce) , porém seu cheiro e sabor é completamente diferente. Os pratos que levam peixes em sua composição têm grande predominância no país. Os peixes mais utilizados pelos suecos são: o marisco, asarda, o bacalhau, o lagostim, o arenque, o salmão e a truta. Já o consumo de carne no país é bem reduzido, a mais utilizada é a carne de porco e ao norte é utilizada a carne de rena.
No sul do país utilizam se mais legumes e verduras, e de modo geral a batata é um ingrediente bastante comum em toda a Suécia.
A Suécia em sua gastronomia também tem grandes influencias estrangeiras, o consumo depizzas e hambúrgueres são bem predominantes no país e a comida chinesa tem presença significante na mesa dos suecos.
Aos visitantes em restaurantes e hotéis, são geralmente oferecidos – o smorgasbord, tipo de Buffet ou miscelânea de iguarias típicas do país. Como: fiambre, arenque, salmão e ovos, ou o saboroso tunnbord, espécie de pão branco fino e estaladiço, acompanhado de langmjolk, que nadamais é que um simples leite coalhado.

2.1.3 Restaurantes

Absolut Icebar – é o primeiro bar feito totalmente de gelo, que permanece aberto o ano inteiro. Localizado na capital da Suécia (Estocolmo), a parte interna do bar esta sempre a 5°C abaixo de zero. Ao comprar a entrada, já esta incluído o preço da roupa especial, necessária para enfrentar o gelado ambiente deste tão exóticoestabelecimento. O bar tem capacidade para trinta pessoas, sendo então necessário para apreciar este ambiente, reservas com antecedência. Além do bar, a maior parte dos utensílios utilizados, também são feitos de gelo, em especial os copos para servir as bebidas
Mistral - Localizado em Estocolmo no núcleo histórico da cidade, um restaurante que conta com uma estrela Michelin. É Um dos mais badalados esofisticados da capital. Necessita-se também de reservas já que seu salão não é muito grande.

2.2 Bélgica
2.2.1 Dados principais/localização:
Área: 30.528 Km2
Capital: Bruxelas
População: 10,4 milhões de habitantes (estimativa julho 2012)
Moeda: Euro
Nome Oficial: Reino da Bélgica
Nacionalidade: Belga
Data Nacional: 21 de Julho (Dia da Pátria).

2.2.2 Gastronomia:

Na gastronomia daBélgica os peixes e frutos do mar são os mais consumidos, entre eles estão: enguias, mexilhões e o arenque (espécie de peixe pequeno com muita gordura). Os Legumes mais utilizados são a batata, endívia, aspargos e couve de Bruxelas. De modo geral os ingredientes utilizados são bem comuns, por tanto seus pratos são muito bem elaborados. Sendo que na Bélgica não precisasse freqüentar um restaurante trêsestrelas para apreciar uma comida de alta qualidade.
A Bélgica é conhecida como o país das batatas fritas, cervejas e chocolates.
Os pratos mais tradicionais são os mexilhões acompanhados de batatas fritas (Moules frites), mexilhões à champanhe ou ao alho, carbonadas flamencas ( carne na brasa com temperos, cebola, vinagre, açúcar e molho de cerveja), as endívias ao presunto, os aspargos deMalines e as anguilles au vert (enguias ao verde).
Também são típicos do país as Gaufres (tipo de wafel em forma de favo de mel, aromatizados com canela e açúcar), que podem ser encontrados desde restaurante até em barraquinhas nas ruas onde são feitos na hora, pra que se possa apreciar ainda quentinha;
Os Speculoos, biscoitos cujo antigamente eram preparados em forma de São Nicolau, para...
tracking img