Gastronomia da normandia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artes Culinárias – Cozinha
Normandia

Docente: Chef. Teresa Silva
Discente: João Teotónio nº5120
Carlos Augusto nº3944
Filipe Janeiro nº 5109

Data de entrega:24-04-2012

Índice
Normandia 4
Normandia hoje 5
Cultura 5
Sabores 6
Produtos 6
Marisco 6
Carne 7
Queijo 8
Pastelaria 8
Mont Saint Michel 10
Conclusão 11
Bibliografia 12
Anexos 13Introdução

O presente trabalho, realizado na temática da disciplina de Artes Culinárias – cozinha da Europa, tem por objectivo dar a conhecer a história, geografia, cultura, sabores e produtos da Normandia, dando principal relevo para a cozinha desta região, entre muitos outros aspectos. Iremos aprofundar os aspectos relacionados com a gastronomia do país e referir superficialmente, mas comobjectividade, os outros pontos, visto que também eles fazem parte de um todo que é a região da Normandia.
Apresentaremos ainda 4 entradas, 4 pratos de carne e outros 4 de peixe que foram escolhidos tendo por base a tradição e costumes do país.

Normandia
1 - Mapa Geográfico da zona da Normandia
1 - Mapa Geográfico da zona da Normandia
A Normandia é uma região histórica do noroeste da Françacolonizada pelos normandos. É dividida em duas regiões administrativas: a Baixa-Normandia, reagrupando os departamentos Calvados, Manche e Orne, e a Alta-Normandia, com os departamentos Eure e Seine-Maritime.
Os visitantes têm uma escolha entre litoral e interior. A beleza impressionante do interior da região, com as suas cabanas de colmo, a agricultura tradicional e em constante mudança depaisagens, é acompanhada por uma longa faixa costeira que se estende desde os penhascos românticos e as praias arenosas de Sena Marítimo no Oriente, à vida selvagem do litoral e o Património Mundial de Mont Saint Michel e a sua baía, com sua enorme variedade de marés e correntes fortes.
 
Normandia é composta por cinco municípios ricos e variados que oferecem algo a cada visitante. Cada um tem as suaspróprias características e são identificadas por um número que figura tanto nos endereços código postal e em placas de número de automóveis.

Normandia hoje
O século XIX trouxe paz e prosperidade após a interrupção temporária das guerras napoleónicas, até a guerra de 1870-71 entre a França e a Alemanha, quando as margens do Sena, entre Elbeuf e Le Havre foram o cenário de renhidas batalhas. Rouen,Dieppe, Fécamp e Boulbec foram ocupadas, pagando um preço alto, literal e figurativamente, quanto ao conflito.
No entanto, a economia recuperou, e como o século chegou ao fim, resorts costeiros da Normandia e de cidades antigas tornaram-se destinos populares para as recém classes de pessoas abastadas do interior da França, Grã-Bretanha e no resto da Europa, que continuaram lá durante a maior partedo século 20. A região não estava na linha de frente directa à I Guerra Mundial, e não esteve até o avanço alemão de 1940, e a invasão aliada em 1944, que a população da Normandia sofreu novamente a desolação da guerra. Quatrocentas cidades e aldeias foram totalmente destruídas e milhares de civis mortos, antes que a paz veio e a reconstrução pode começar.

Cultura
Uma das característicasmais distintivas de um povo e, portanto, de sua cultura, é a sua língua, e durante séculos o dialecto normando, e a linguagem escrita (Normanno-picard para linguistas), têm reflectido a complexa história da região e as origens do seu povo. A pronúncia na região varia de norte a sul, com influências latinas e germânicas dominantes no norte, e francês, no sul.

A arquitectura, tanto oficial comoindividual, é uma expressão muito visível da cultura local. Quando se pensa em casas típicas Norman, provavelmente imagens de enxaimel sítios e fazendas, com telhados de colmo e lírios que crescem ao longo do telhado. De muitas maneiras, está correcto, pois até as pessoas revolução industrial construíram as suas casas a partir dos materiais disponíveis nas proximidades, e em grande parte da...
tracking img