Gastronomia baiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O tema escolhido tem como proposta mostrar que o turismo e a gastronomia são inseparáveis, não tem como pensar em turismo sem pensar na gastronomia. Considerando a amplitude do nosso país, a culinária brasileira apresenta pratos de todos os gêneros, portanto, falaremos um pouco sobre o estado da Bahia, sendo assim, mostrar que a gastronomia baiana é uma das mais diversificadas ericas do mundo.
A comida baiana possui um significado simbólico e uma identidade própria. A partir disto, como evidenciar a importância da gastronomia baiana como patrimô-nio cultural para o enriquecimento do turismo na Bahia?
A culinária baiana possui muitas influencias, e uma ampla mistura de culturas afros, portuguesas, indígenas e com a predominância africana. Em qualquer cultura, os alimentosnão são apenas consumidos, mas também muito bem pensados e elaborados, ou seja, cada comida possui um significado simbólico e uma identidade própria.
A partir disto, buscar-se-á evidenciar a importância da gastronomia baiana como patrimônio cultural para o enriquecimento do turismo na Bahia.
Tem-se como alvo buscar a essência da gastronomia baiana, como um conjunto de saberes-fazeres queenglobam toda uma técnica culinária, ingredientes próprios da localidade e receitas que são passadas de geração para geração, como uma forma de criação de reforço da identidade baiana e se transformando em um atrativo turístico para a região.
Portando este presente trabalho buscará irá analisar a gastronomia baiana como patrimônio cultural, utilizando-a como atratividade turística. Apresentará ahistória e a evolução da gastronomia mundial, compreenderá a importância da gastronomia para o turismo e sua relação com o patrimônio cu ltural, analisará o turismo na Bahia na atualidade e discutirá a gastronomia baiana como patrimônio cultural, transformando-a em atrativo turístico.



1. GASTRONOMIA

1.2 CONCEITUAÇÕES

O ato de alimentar-se traduz o pertencer, o fazer parte, o reconhecer-se. Oritual realizado para alimentar-se revela aspectos culturais: mãe, família, corpo, saúde, trabalho, terra, relações sociais e religião.
Houve uma mudança no significado simbólico da alimentação, de simples necessidade para prazer, levando ao aparecimento de termos como “gastronomi-a” e “culinária”. Para compreender o surgimento destes, é necessário conhecer a diferença entre seus termosprecursores: “fome” e “apetite”. “Fome” pode ser defi-nida como “[...] a carência biológica de alimento que se manifesta em ciclos regu-lares”. “Apetite”, por sua vez, “[...] é fundamentalmente um estado mental, uma sensação em que tem muito mais de psicológico do que fisiológico (FAGLIARI, 2005).
A gastronomia não é simplesmente um ato de se alimentar, é um ritual de interação entre os homens, é comungarjunto ao próximo. É parte integrante de todas as culturas. A gastronomia e a culinária começou a existir graças a existên-cia de um apetite que levavam as pessoas a se alimentarem por outro motivo, não especificamente a fome.
A palavra “gastronomia” vem do grego que segundo Franco (2010, p. 37) é “composto de gaster (ventre, estômago)’, nomo (lei) e do sufixo -ia, que forma o substantivo. Assim,gastronomia significa, etimologicamente, estudo ou observância das leis do estômago”. A gastronomia pode ser definida como a arte de comer bem e em pequenas quantidades. A primeira ocupação dos seres humanos no planeta Terra foi o ato de cozinhar. A alimentação, de fato, acompanha o homem desde os primórdios das civilizações (GRUPO PRATO FEITO, 2004).
A palavra gastronomia, segundo o dicionáriode português , “é a arte de comer e beber bem, isto é, apreciar os prazeres da mesa e saboreá-los com pa-ladar requintado. Dessa forma, o modo de comer define não só aquilo que se come, mas também pode definir a própria cultura de um povo ou localidade”.
Araújo (2005, p. 15) coloca que “a gastronomia é a história cultural da ali-mentação. Sua essência é a mudança, a temporalidade, a visão de...
tracking img