Gastrite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Ao ingerirmos alimento ele é recebido pelo estômago, o qual funciona como uma bolsa. O estomago é forrado internamente por uma mucosa semelhante a que temos na boca, e a gastrite nada é mais é do que a inflamação dessa mucosa. Decorrente da correria do dia-a-dia, a má alimentação diária e o estado de estresse da população no geral, são alguns dos fatores que podem levar aoacometimento de lesões, normalmente é descoberta através dos sintomas como desconforto na região superior do abdome (boca do estomago): pode ser representado por dor ou apenas um desconforto. Alguns pacientes podem referir dor em queimação; dor que melhora com a ingestão de alimentos.
A confirmação final de gastrite só pode ser feita por médicos através do exame microscópico. O que acontece muitas vezesé que durante um exame endoscópico os sinais são tão exuberantes que o exame histológico (biópsia) é dispensado para um segundo exame de controle do tratamento. 
Atualmente a biópsia gástrica é realizada de rotina na grande maioria dos serviços de endoscopia para pesquisar a presença do Helicobacterpylori.
Dentro de cada tipo de inflamação, se existir, pode ser aguda ou crônica  (adiferenciação é feita através da visualização no microscópio da presença de células específicas que identificam a presença de inflamação aguda ou crônica).  Apresentaremos em nosso desenvolvimento mais detalhes, como: Conceito, fisiologia, etiologia, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção e como é a assistência do enfermeiro na gastrite.

Gastrite
Para estudarmos a Gastrite, precisamosantes entender o funcionamento do Estômago, ele é um órgão em forma de jota(J) que coleta os alimentos mastigados e os líquidos mistura-os com sua s enzimas e transforma-os em pequenas partículas que irão facilitar a digestão e empurra os alimentos triturados para o duodeno, que é a primeira porção do intestino fino. È forrado internamente por uma camada mucosa que protege contra a autodigestão, semesse mecanismo fisiológico de defesa, as paredes gástricas teriam o mesmo que um pedaço de carne digerido. Quando a barreira da mucosa é ultrapassada ocorre uma lesão que pode levar a uma Gastrite

Conceito
A gastrite consiste em uma inflamação no estômago que acomete a camada superficial interna, mais conhecida como mucosa gástrica, causada por substâncias que podem irritar ou agredir aintegridade da parede do estômago. A gastrite pode ser causada por diversos fatores, tais como uso de alguns antiinflamatórios, quando passamos horas sem nos alimentar (pois as paredes do estômago estão trabalhando para receber o alimento e enviá-lo para o local correto, como ele não vem, elas acabam batendo uma na outra e ocasionando o atrito), quando comemos coisas muito gordurosas, industrializadasou ácidas e o estômago libera muito ácido para digeri-las, mas a maioria dos casos está relacionada à infecção poruma bactéria. A gastrite pode surgir de forma súbita (gastrite aguda) ou pode evoluir de maneira lenta e gradual (gastrite crônica).
Em alguns casos, gastrite pode levar a úlceras e risco aumentado para câncer de estômago. Mas para a maioria das pessoas, a gastrite não é um casosério e apresenta ótima resposta ao tratamento.

Gastrite Aguda:
A gastrite aguda é repentina e por vezes, violenta no início. As crises muito frequentemente seguem a ingestão de alimentos específicos, aos quais o indivíduo é sensível, ou o ato de comer rapidamente, ou comer quando se está fatigado ou emocionalmente descontrolado. Ela pode resultar também do uso exagerado do álcool, fumoe alimentos muito condimentados; da ingestão de um agente infeccioso como o Helicobacterpylori ou substância corrosiva, entre outros.

Gastrite Crônica:
A gastrite crônica é mais comum. Sua causa é pouco conhecida e com frequência ela precede o desenvolvimento de lesões gástricas orgânicas como a úlcera ou o câncer. Estudos mostram que pode ser causada por infecção pelo...
tracking img