Gastrite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 79 (19618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GASTRITE
Aquela sensação de que o estômago está pegando fogo.É azia. Parece que tudo queima, arde e mal se consegue se alimentar direito.
[pic]
A gastrite é uma inflamação do estômago e aparece após várias situações: quando passamos horas sem nos alimentar (pois as paredes dos estômago estão trabalhando para receber o alimento e enviá-lo para o local correto, como ele não vem, elas acabambatendo uma na outra e ocasionando o atrito), quando comemos coisas muito gordurosas, industrializadas ou ácidas e o estômago libera muito ácido para digeri-las.Situações de estresse e estado nervoso abalado também são motivos para esse mal aparecer. Também pode ser desencadeada por uma bactéria que vive na mucosa do estômago, o helicobacter pylori.Além da queimação, a gastrite pode apresentaros seguintes sintomas: soluços, eructações (arrotos), perda de apetite, náuseas, sensação de estômago cheio e vômitos. Em alguns casos, quando o estômago está muito sensível, pode ocorrer hemorragia. A gastrite pode ser aguda, que é aquela que surge de repente, caracterizada por umasituação passageira que melhora com medicamentos.Se mal cuidada, pode evoluir para gastrite crônica. A gastrite crônica pode evoluir para a forma de gastrite erosiva ou gastrite hemorrágica e pode causar perdas de sangue pela boca (também chamado hematêmese) ou pelo orifício retal(melena) obrigando-nos a procurar o hospital mais próximo. A úlcera deve-se em geral à ação do suco gástrico sobre a mucosa do estômago, implicando corrosão e conseqüente perda de parte do tecido.Inicialmente, pelo atrito entre as paredes, ocorre erosão (desgaste) simples e, gradativamente, vão sendo destruídas até chegar à perfuração total da parede do órgão, resultando em conseqüências graves como hemorragias digestivas.A úlcera gástrica pode ter várias causas como: bactérias, ingestão de antiinflamatórios e estresse

GASTRITE EROSIVA E NÃO EROSIVA E HEMORRAGICA
Histologicamente, a gastrite é inicialmente dividida em erosiva e não-erosiva. Dentro de cada tipo de inflamação, se existir, pode ser aguda ou crônica (a diferenciação é feita através da visualização no microscópio da presença de célulasespecíficas que identificam a presença de inflamação aguda ou crônica).
A gastrite crônica é muito mais comum, mas as duas podem coexistir. A gastrite não-erosiva inespecífica crônica pode ser superficial ou profunda (transmucosa), com ou sem atrofia glandular ou metaplasia.
A gastrite decorrente da idade conhecida como atrófica é tão comum que alguns a consideram um fenômeno doenvelhecimento. Seu aparecimento em jovens merece atenção especial. A gastrite erosiva é melhor diagnosticada endoscopicamente.
A classificação endoscópica das gastrites é pouco mais complexa e existe para tentar uma aproximação maior com a classificação histológica.


SINTOMAS
A gastrite caracteriza-se por uma inflamação da mucosa gástrica, geralmente manifestada por náuseas, vômito,hemorragia, dor, mal-estar.
As crises ocorrem muito freqüentemente após ingestão de alimentos específicos para os quais o indivíduo já tem sensibilidade aumentada, comer muito rapidamente, comer após emoções fortes, ou quando o indivíduo se encontra muito cansado. Excesso de álcool, tabaco ou alimentos muito condimentados podem ser fatores desencadeantes de crises de gastrite....
tracking img