Gastos gerais de fabrico

Páginas: 2 (393 palavras) Publicado: 8 de maio de 2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho destina-se à aprendizagem de um dos métodos da Contabilidade Analítica que são os Gastos Gerais de Fabrico.
A Contabilidade Analítica tem como objectivos:

 Apoio àtomada de decisão, ou seja, produzir informação adequada para modelos de apoio à decisão, nomeadamente,
modelos de optimização e simulação;

 Avaliar o desempenho económico-financeiro de um oumúltiplos segmentos da empresa, nomeadamente, produtos, tipos de clientes, projectos, regiões geográficas, etc.
(Adaptado de “O controlo de gestão – Ao serviço da estratégia e dos gestores” de Jordan,Carvalho das Neves e Azevedo Rodrigues)

A Contabilidade Analítica está dividida em três grandes grupos:

 Matéria

 Mão-de-obra Directa (MOD)

 Gastos Gerais de Fabricação (GGF)

Os gastosgerais de fabricação estão divididos em materiais indiretos, mão-de-obra indireta e outros gastos de fabricação. Gastos Gerais de Fabrico, repartem-se pela mão de obra indirecta (MOI) não afecta àprodução, pelos materiais consumíveis, pelos fornecimentos e serviços externos e pelo deperecimento do activo.

Materiais indiretos

Os materiais indiretos são comumente identificados com os produtosespecíficos com base no formulário de requisição de material. No entanto, muitas vezes um material é requisitado para atender a diversos produtos de natureza diferente (lubrificantes, tintas, parafusosetc.), noutras vezes, não faz parte fisicamente destes produtos ou, então, ocorre de o valor envolvido ser pequeno. Nesses casos, esses materiais são tratados como gastos gerais de fabricação.

Noteque, em alguns casos, a empresa poderia tornar esses materiais indiretos em diretos por meio de controles adicionais que possibilitassem a medição da sua utilização nos departamentos fabris;entretanto, o custo do controle (maior grau de requinte do sistema de custeio) normalmente é bem superior aos benefícios.

Mão-de-obra indireta

Em uma fábrica existem os operários que trabalham...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gastos gerais de fabricação
  • gasto
  • Gastos
  • Gasto
  • Plano de Fabrico
  • Processos de Fabrico
  • Caderno de fabrico
  • Processos de fabrico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!