Gaston bachelard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gaston Bachelard
Introdução
Gaston Bachelard nasceu em Barsur- Aube (Champagne) em 1884. De origem humilde, Bachelad teve de mostrar um empenho acima do normal tendo sido obrigado a trabalhar para financiar os seus estudos. Assim, apesar de trabalhar mais de 60 horas por semana nos serviços postais, Bachelard forma-se em matemáticas em 1912, tendo neste contexto leccionado Física e Química.
Oambiente histórico em que viveu Bachelard, inicio do Século XX, não pode deixar de trazer á memória as grandes descobertas cientificas que alteraram a forma e o conhecimento que havia do mundo. Neste contexto a revolução científica promovida pela teoria da relatividade foi particularmente importante pois o levaram a colocar em causa aquilo que sabia sobre física levando-o a decidir mudar de rumoe enveredar pelo estudo da Filosofia.
Mais tarde acaba por se doutorar em Letras e, em 1930, torna-se professor de Filosofia primeiro na universidade de Dijon e mais tarde na Sorbone. Nesta altura os seus cursos tornam-se muito disputados pelo seu espírito livre, profundo e original.
Mas a experiência vivida acerca dos seus conhecimentos anteriores sobre Física, e a tomada de consciência deque, o conhecimento cientifico mesmo que tido como certo, não é infalível. Terão tido a maior importância para o desenvolvimento do seu trabalho ao nível da epistemologia.
Nota Prévia: a dimensão deste trabalho, obrigou á escolha de alguns aspectos e conceitos que se consideraram fundamentais á compreensão do pensamento Bachelardiano. Assim, outros aspectos, não necessariamente menos significativos,tiveram de ser sacrificados tendo havido a preocupação de, apesar disto, o presente texto não trair o pensamento daquele que o justifica e a grandeza da sua obra.
Resumo
O presente trabalho foi redigido tendo como objectivo mostrar os principais aspectos e linhas orientadoras do pensamento epistemológico de Gaston Bachelard.
Opondo-se às teorias continuistas vigentes na época, Bachelarddenuncia os riscos de uma filosofia da ciência baseada no saber empírico e propõe o recurso á racionalidade enquanto caminho para o “novo espírito científico”. Assim sustenta que a ciência se desenvolve por sucessivas rupturas com os conhecimentos anteriores e pela superação dos “obstáculos epistemológicos”.
Corpo do Trabalho
Antes de avançar para explicação do pensamento de Bachelard ao nível daepistemologia, será útil perceber qual a tese que, há altura, vigorava como certa e era aceite pela generalidade dos cientistas, uma vez que foi por oposição a esta que as ideias de Bachelard se fundaram.
De acordo com as práticas cartesianas da época, vigorava o chamado continuíssimo epistemológico, que sustentava que o objecto científico e verdade científica são pressentidos, pelo que o seumovimento faz-se de sucessivas aproximações num processo, lento, mas de evidente progresso contínuo e de alargamento progressivo.
Dito de uma outra forma, segundo os continuistas as verdades cientificas são partes imutáveis de uma “verdade total”, que aos poucos são montadas como se de um quebra-cabeças se tratasse. Á medida que o tempo e o conhecimento aumentavam descobriam-se novas verdades que seacumulavam às outras já adquiridas.
Assim, os continuistas defendiam que entre ciência e senso comum não existe mais que uma diferença de profundidade, e portanto, uma é a continuidade da outra.
Bachelard, que viveu de perto os avanços da teoria da relatividade na física, discorda, pois pôde constatar o surgir de conhecimentos tão novos que rompem com o que se sabia até então. Que configuraram,não uma continuidade ou uma correcção pequena e de progresso com os conhecimento anteriores, mas que colocam em causa a sua verdade e correcção.
Todo o trabalho de Bachelard, se fundou no estudo do significado epistemológico desta ciência então a dar os primeiros passos, procurando desenvolver uma filosofia compatível com aquilo que ela havia trazido de novo.
Neste contexto Bachelard sustenta...
tracking img