GASROTNOMIA

2179 palavras 9 páginas
Métodos Quantitativos
Prof. Ms. Osmar Pastore e Prof. Ms. Francisco Merlo

Introdução a Estatística

Conceitos Iniciais
A ESTATÍSTICA
A Estatística é uma ciência que se preocupa com a organização, descrição, análise e interpretação de dados.
A Estatística tem pelo menos três significados:

Em resumo, a Estatística tem o propósito de investigar, isto é, responder a uma questão, científica ou não (formulação do problema), que é o objetivo de uma pesquisa ou de uma coleta de dados. O método estatístico é um processo para se obter, apresentar e analisar características ou valores numéricos para uma melhor tomada de decisão em situações de incerteza. Suas aplicações abrangem diversas áreas, tais como: administração, economia, contabilidade, hotelaria, turismo, medicina, etc.
A Estatística Descritiva é utilizada para descrever os dados numericamente, isto é, são medidas resumos do conjunto de dados. Limita-se a calcular e/ou mostrar a distribuição dos dados, frequência, média, moda, mediana, desvio padrão e gráficos, fornecendo-nos indicação resumida ou informação sobre os dados analisados.

2

Conceitos Iniciais

Universidade Anhembi Morumbi

POPULAÇÃO E AMOSTRA
População: é um conjunto definido de elementos que possuem determinadas características.
Normalmente fala-se de população como referência ao total de habitantes de determinado lugar. Todavia, em termos estatísticos, uma população pode ser definida como um conjunto de alunos matriculados numa universidade, de veículos de uma montadora ou de valores de uma instituição financeira. O tamanho de uma população estatística é denominado de N.
Amostra: subconjunto da população ou do universo, por meio do qual se estabelecem ou se estimam as características desse universo ou população. O tamanho de uma amostra estatística é denominado de n.
VARIÁVEIS
Variável: é a atribuição numérica a cada característica observada em determinado estudo estatístico. As variáveis podem ser

Relacionados