Gases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

1. Quando submersos em "águas profundas", os mergulhadores necessitam voltar lentamente à superfície para evitar a formação de bolhas de gás no sangue.

I) Explique o motivo da NÃO formação de bolhas de gás no sangue quando o mergulhador desloca-se de regiões próximas à superfície para as regiões de "águas profundas".
II) Explique o motivo da NÃO formação de bolhas de gás no sangue quandoo mergulhador desloca-se muito lentamente de regiões de "águas profundas" para as regiões próximas da superfície.
III) Explique o motivo da FORMAÇÃO de bolhas de gás no sangue quando o mergulhador desloca-se muito rapidamente de regiões de "águas profundas" para as regiões próximas da superfície.

2. a) Um reator foi projetado para operar em temperatura de 127°C e suportar altas pressõesgasosas. Por questões de segurança, foi instalada uma válvula de alívio, que abre quando a pressão ultrapassa 10atm. Calcule o volume deste reator sabendo que o mesmo tem capacidade para conter 5mols de nitrogênio nestas condições.
b) Uma amostra de gás, a 327°C e 120atm de pressão, ocupa um recipiente de 10L. Qual a variação de temperatura que se deve efetuar para que a pressão seja de 20atm quandose transferir este gás para um recipiente de 40L?

3. 12,8g de gás oxigênio (O‚) ocupam o volume de 2,46L a 27°C. Determine a pressão exercida.
Dados:
Massa molar: O=16g/mol e R=0,082atm.L.mol­¢.K­¢

4. Certo gás X é formado apenas por nitrogênio e oxigênio. Para determinar sua fórmula molecular, comparou-se esse gás com o metano (CH„). Verificou-se que volumes iguais dos gases X emetano, nas mesmas condições de pressão e temperatura, pesaram, respectivamente, 0,88g e 0,32g. Qual a fórmula molecular do gás X?
Massas Molares (g/mol)
H.......1 C......12 N......14 O......16
a) NO b) N‚O c) NO‚
d) N‚Oƒ e) N‚O…


5. Um pneu de bicicleta é calibrado a uma pressão de 4atm em um dia frio, à temperatura de 7°C. Supondo que o volume e aquantidade de gás injetada são os mesmos, qual será a pressão de calibração nos dias em que a temperatura atinge 37°C?
a) 21,1 atm
b) 4,4 atm
c) 0,9 atm
d) 760 mmHg
e) 2,2 atm

6. As pesquisas sobre materiais utilizados em equipamentos esportivos são direcionadas em função dos mais diversos fatores. No ciclismo, por exemplo, é sempre desejável minimizar o peso das bicicletas, para que sealcance o melhor desempenho do ciclista. Dentre muitas, uma das alternativas a ser utilizada seria inflar os pneus das bicicletas com o gás hélio, He, por ser bastante leve e inerte à combustão. A massa de hélio, necessária para inflar um pneu de 0,4L de volume, com a pressão correspondente a 6,11atm, a 25°C, seria:
Constante universal dos gases:
R = 0,082 L . atm . mol­¢ . K­¢
a) 0,4 g
b) 0,1 gc) 2,4 g
d) 3,2 g
e) 4,0 g

7. Num recipiente com 12,5 mL de capacidade, está contida certa amostra gasosa cuja massa exercia uma pressão de 685,0mmHg, à temperatura de 22°C.
Quando esse recipiente foi transportado com as mãos, sua temperatura elevou-se para 37°C e a pressão exercida pela massa gasosa passou a ser, aproximadamente:
a) 0,24 atm b) 0,48 atm c) 0,95 atm
d)1,50 atm e) 2,00 atm

8. O hélio, depois do hidrogênio, é o gás mais leve que existe. Dentre suas diversas aplicações, é utilizado para encher balões que transportam à atmosfera instrumentos de pesquisa.
Um balão com 2,00 L de capacidade, ao se elevar do solo contém 0,40 g de hélio à temperatura de 17°C. Nessas condições, a pressão exercida pelo gás no interior do balão é,aproximadamente:
a) 0,07 atm

b) 1,12 atm
c) 1,19 atm
d) 2,37 atm
e) 4,76 atm

9. A atmosfera é composta por uma camada de gases que se situam sobre a superfície da Terra. Imediatamente acima do solo ocorre uma região da atmosfera conhecida como troposfera, na qual ocorrem as nuvens, os ventos e a chuva. Ela tem uma altura aproximada de 10km, a temperatura no seu topo é cerca de -50°C e sua pressão é...
tracking img