Gases toxicos primeira guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem
A guerra química moderna surge na Primeira Guerra Mundial, para superar a luta nas trincheiras, derrotando o inimigo com gases venenosos, No conflito, as armas químicas mataram ou feriram cerca de 800 mil pessoas. A substância mais conhecida era o gás mostarda (de cor amarelada), capaz de queimar a pele e produzir danos graves ao pulmão, quando aspirado.
Característica de FuncionamentoMonóxido de carbono (CO)
É o gás tóxico mais abundante, incolor e inodoro. Os limites de exposição legais são em geral entre 30 e 50 ppm, mas mesmo níveis mais baixos causam efeitos de sonolência. Tendo uma densidade semelhante ao ar, é prontamente inalado e os monitoramentos contínuos devem ser afixados na altura média dos narizes. Qualquer processo onde haja combustão incompleta de carbono levaà formação de monóxido de carbono, como por exemplo motores a diesel, boilers a carvão, gás e óleo e até mesmo fumar cigarro. Sua presença em minas se dá devido à lenta combustão do carvão.
Gás Sulfídrico (H2S)
O sulfito de hidrogênio, ou gás sulfídrico, é conhecido pelo cheiro de ovo podre que pode ser sentido a concentrações de até 0,1 ppm. O limite máximo de exposição com segurança é 10 ppm,mas concentrações altas não podem ser percebidas pelo cheiro e podem levar à paralisia instantânea. Esse gás possui quase a mesma densidade que o ar, por isso os detectores precisam ser montados na altura da cabeça ou próximo a pontos de potencial vazamento. Essa substância é produzida durante o decaimento de matéria orgânica, é extraído junto com o petróleo (quando se diz que o petróleo é azedo)e é frequentemente encontrado no subsolo durante a escavação de túneis e de tratamento de efluentes. É um constituinte do biogás.
Dióxido de enxofre (SO2)
É um gás incolor com cheiro característico. É formado na queima do enxofre e de materiais contendo enxofre como óleo e carvão e é altamente acerbo, formando ácido sulfuroso na água. Juntamente com os óxidos de nitrogênio é uma causa da chuvaácida e na atmosfera, principalmente em momentos de baixa pressão atmosférica, afeta as vias respiratórias. Na indústria o nível máximo seguro é 2 ppm. É encontrado em áreas industriais e perto de termoelétricas e é uma matéria prima para diversos processos. É duas vezes mais pesado que o ar e tende a ficar junto ao solo.
Cloro (Cl2)
O cloro é um gás verde-amarelo com cheiro forte, corrosivo. Seuuso mais conhecido é na desinfecção de água para uso doméstico e em piscinas. Suas propriedades estão ligadas principalmente ao seu poder de oxidação. É um gás muito pesado e prontamente absorvido pela maioria dos materiais. Por essa razão não existe em cilindros ou garrafas aerossóis em misturas diluídas e é um gás muito difícil de detectar, tanto que até mesmo a calibração exija técnicasespeciais. Isso não acontece por que sensores de cloro não são eficientes, mas por que é difícil conseguir fazer esse gás entrar no sensor.
Óxidos de nitrogênio – monóxido de nitrogênio (NO) e dióxido de nitrogênio (NO2)
Existem três óxidos de nitrogênio. O óxido nitroso (N2O) não é tóxico, é utilizado como anestésico e como propelente para creme de leite, etc. O monóxido de nitrogênio (NO) e odióxido de nitrogênio (NO2) são os constituintes do assim chamado NOx, que juntamente com o dióxido de enxofre causam a chuva ácida. As principais causas desses gases na atmosfera são motores a gasolina e diesel, nos quais ocorre uma reação química do nitrogênio atmosférico com oxigênio. Na saída da exaustão o óxido de nitrogênio é responsável por 90% do NOx. Contudo ele reage espontaneamente com ooxigênio presente na atmosfera, oxidando-se para dióxido de nitrogênio. O óxido de nitrogênio é um gás incolor, enquanto o dióxido de nitrogênio é um gás marrom, ácido, de cheiro forte. O nível seguro máximo do NO é 25 ppm e do NO2 é 3 ppm. Ambos podem ser detectados por sensores eletroquímicos. No ambiente aberto é mais eficiente medir o dióxido de nitrogênio.
Dióxido de carbono (CO2)
Apesar de...
tracking img