gases afixiantes

6059 palavras 25 páginas
Gases asfixiantes
Acetileno(C2H2): Esse gás é pouco solúvel em água e muito solúvel em solventes orgânicos, como ocorre com todos os hidrocarbonetos.
Propriedades físico-quimicas
Propriedades organolépticas: inodoro e incolor
Formula molecular: C2H2
Massa molar: 26.038 g\mol
Ponto de fusão:-810C
Ponto de ebulição: -840C
Densidade no estado gasoso:1,1749g\L
Solubilidade em água: pouco solúvel1atm
Reatividade química: altamente inflamável
Onde é encontrado: O acetileno não é encontrado na natureza, mas pode ser obtido do gás natural, do craqueamento do petróleo e a partir do carbeto de cálcio.
Forma de reação para se obter: O acetileno é obtido pela reação de carbeto de cálcio (ou carbureto de cálcio) e água. Observe abaixo as reações por etapas:
CaCO3(s) -> CaO(s) + CO2(g)
CaO(s) + 3C(s) -> CaC2(s) + CO(g)
CaC2(s) + 2H2O(l) -> Ca(OH)2(aq) + C2H2(g)
Onde é usado: O acetileno é usado na fabricação dos seguintes materiais: explosivos, solventes industriais, plásticos de borracha sintética. Malefícios á saúde: O maior risco do acetileno é a sua capacidade de deslocar massas de ar, e consequentemente, oxigênio atmosférico.
Regras de segurança para o manuseio:
- Nunca tente consertar ou alterar cilindros ou válvulas;
- As conexões e mangueiras devem estar sempre bem vedadas e as mangueiras em boas condições. Os locais sob suspeita de vazamento devem ser testados com água e sabão. Nunca utilize um chama para este teste.
- Nunca use os cilindros de acetileno como roletes, suportes ou para qualquer outra finalidade, senão aquela que é destinada;
IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS ( NR15 )
 Perigos mais importantes: O produto pode ser tóxico ao homem e ao meio ambiente se não utilizado conforme as recomendações.
Efeitos do Produto:
 Efeitos adversos à saúde humana: Exposições rotineiras a níveis toleráveis não apresentam efeito nocivo. O principal risco é a capacidade de deslocar o oxigênio do ar, principalmente em locais confinados.
 Efeitos

Relacionados

  • toxicologia
    1531 palavras | 7 páginas