Gas boliviano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POSEAD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
GESTÃO DE CONFLITOS E CRISES NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS
JOÃO BATISTA DE CAVALHO FILHO

ATIVIDADE AD2 : 2 – Gás Boliviano

RECIFE
2010
O Caso do GásBoliviano

Questão 1 – Fale sobre os antecedentes do caso. Quanto custa (va) um BTU? Quem determina o preço do BTU? Você sabe quanto o Brasil pagava? ( Lembrando que esses antecedentes não foramnoticiados. Por que será ?

O contrato entre o Brasil e a Bolívia foi assinado no ano de 1992 devido a crise energética e no intuito de abastecer o mercado brasileiro. O custo do BTU no início foi de US$1,49 por milhão de BTU e no Brasil era vendido a US$ 3,13. O preço é determinado pelo preços do petróleo. Os antecedentes do caso do Gás Boliviano não foi noticiado para controle o preço do gás queabastece o mercado brasileiro.

Questão 2 – Na sua opinião quem tem razão? É possível, para dar sua opinião, despir-se de seu nacionalismo e ser imparcial nessa análise?

Tenho a opinião formada queestão certos, o Brasil de exigir o cumprimento do contrato assinado e tentar assegurar o abastecimento do mercado interno. Como também, a Bolívia de garantir a soberania e de conseguir um preçojusto do BTU, que estava abaixo do mercado.

Questão 3 – Como foi o comportamento do negociador brasileiro, o presidente da Petrobras? (essa resposta pode ser dada após o término da parte sobrenegociação)

No meu entender o negociador brasileiro procurou defender o interesse da Petrobras, no qual era presidente. Está latente que o objetivo do negociador foi garantir que a exploração do gásnatural pela Petrobras na Bolívia, após a nacionalização e assim garantir o abastecimento como a sua comercialização.

Questão 4 – Como esse comportamento influiu no ânimo boliviano de manter adecisão de nacionalizar o gás ? ( idem)

A falta de investimento nas ações sociais provocou a nacionalização. Valendo lembrar, que as empresas estrangeiras exploravam os recursos da Bolívia para o...
tracking img