Gasóleo leve na indústria do petróleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GASÓLEO LEVE

Disciplina:Química do Petróleo
Professora:Viviane Rezende Prates
Data de entrega:24.11.2011
Alunos:Bruna Marques
Leonardo Santanna
Rafael Lucas
INTRODUÇÃO

Afirmado porestudos geológicos,o petróleo tem sua origem as rochas sedimentares. Para retirá-lo de lá, muitas empresas petrolíferas são encarregadas de extraí-lo com as devidas técnicas e processos. O óleo cru sai doreservatório e alem de passar por um separador, é submetido a um processo denominado Destilação Atmosférica, gerando as frações de petróleo. Até chegar ao seu consumidor final, o petróleo passou porvários processos físicos e químicos, gerando os produtos finais. Uma dessas frações q sai da Destilação Atmosférica e que mas a frente vira um produto final é o gasóleo leve, tema de nosso trabalho.OBJETIVO

Nosso trabalho consiste em determinar várias especificações da fração do petróleo( no caso, gasóleo leve), como estrutura, tipo de ligação, ponto de ebulição, característicafísico-química, características como acidez, basicidade, solubilidade, reatividade.
DESENVOLVIMENTO

Na torre de destilação atmosférica, há um pré-aquecimento, e assim, as frações se subdividem de acordo com seuspontos de ebulição. Enquanto as frações mais leves como butano, propano, etano e metano saem na parte superior da torre, as frações mais pesadas como os lubrificantes e os resíduos saem pelo inferiorda torre. As frações intermediarias como querosene e gasolina, evidentemente, saem na parte do meio da torre. Aí se encontra o gasóleo leve, que tem ponto de ebulição na faixa de 235ºC a 305ºC.
Ouseja, as frações tem seu ponto de ebulição de acordo com seu peso molecular. Enquanto o butano é constituído de 4 carbonos, e os resíduos são constituídos de 38 a mais, o gasóleo leve é composto pormedia de 13 a 17 átomos de carbono.

A seguir, estarão presentes algumas características físico-químicas desta fração:

ESTADO FÍSICO: líquido
COR: avermelhada
ODOR: semelhante a gasóleo...
tracking img