garvidez na adolescencia

906 palavras 4 páginas
FICHAMENTO
SOUZA, Ralyne Lima. Gravidez na adolescência.Manaus,2012.
Palavras Chaves: Gravidez, Adolescência, Região Norte, Filhos.
Ideia do autor: Mostrar por meio de uma pesquisa quantitativa os diferentes aspectos da gravidez na adolescência na região Norte, o qual apresenta diversos problemas sociais que vem contribuindo para o aumento da fecundidade na faixa etária de 15 a 19 anos nessa região.
Resumo da obra: As adolescentes entre 15 e 19 anos da região Norte estão com os maiores índices de gravidez, aumentando consideravelmente a taxa de fecundidade quando comparada as adolescentes das demais regiões do Brasil. Atribui esse fenômeno a fatores socioeconômicos como uso de drogas, péssima estrutura familiar, falta de programas de planejamento familiar voltados para as adolescentes, antecipação da vida sexual e educação precária.

Citações:

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

“Trata-se do período de transição em que a criança se modifica física, mental e emocionalmente, tornando-se um adulto” (BEF,1997,p.318 apud SOUZA,2012,p.35).
“Em todo mundo, a gravidez indesejada, assim como doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), uso de drogas, violência, trabalho infantil, falta de aceso à educação e inclusão social, continuam fazendo parte dos problemas associados à adolescência” (Unicef,2005 apud SOUZA,2012,p.35).
“Os riscos gestacionais aumentam quanto menos for à idade da mãe e os resultados econômicos e sociais são piores para as adolescentes de idade mais baixas” (SOUZA,2012,p.36).
Segundo Souza (2012, p.36) “A região Norte representa um território à parte para a abordagem dos diferentes aspectos da gravidez na adolescência, pois as informações levantadas nas ultimas décadas indicam ser aquela a detentora da maior taxa de Fecundidade Total (TFT) e também da maior taxa de fecundidade (TEF) das adolescentes comparativamente às demais regiões do País”
“O padrão rejuvenescido da fecundidade brasileira, isto é, a maior concentração de fecundidade nas faixas

Relacionados

  • Garvidez na adolescencia
    3494 palavras | 14 páginas
  • HIGIENE E PROFILAXIA
    14100 palavras | 57 páginas