Garvidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I ÁREA TEMÁTICA
Gravidez na adolescência
II LINHA DE PESQUISA
Adolescente e Família.
III NOME DAS ALUNAS
Marisa Moetê Ribeiro Rodrigues
Rita de Cássia Cunha dos Santos
Sheyla Soares da Silva
IV NOME DA ORIENTADORA
Prof. Dra. Andréa Mello Pontes.
V TÍTULO
O impacto da gravidez na adolescência nas relações familiares no município de Benevides.
VI JUSTIFICATIVA
Silva (2009) afirma quea gravidez precoce é considerada como um problema de saúde pública no Brasil, uma em cada quatro mulheres que dão à luz nas maternidades tem menos de vinte anos de idade, estas meninas que não são mais crianças, nem adultas, estão em processo de transformação e, ao mesmo tempo, prestes a serem mães.
É um momento muito delicado para essas adolescentes, e que gera medo, angústia, solidão erejeição, elas vivenciam dois tipos de problemas emocionais: um pela perda de seu corpo infantil, e outro por um corpo adolescente recém-adquirido, que está se modificando novamente pela gravidez.
O autor explica que estas transformações corporais são vividas muitas vezes com certo espanto pelas adolescentes, por isso é muito importante a aceitação e apoio quanto as mudanças que estão ocorrendo, por partedo companheiro, dos familiares, dos amigos e principalmente pelos pais.
Segundo Silva (2009) a escola muitas vezes não dispõe de estrutura adequada para acolher uma adolescente grávida, o resultado é que a menina acaba abandonando os estudos durante a gestação, ou após o nascimento da criança, trazendo consequências gravíssimas para o seu futuro profissional. Os riscos de complicações para a mãee a criança são consideráveis quando o atendimento médico pré-natal é insatisfatório, isto porque, normalmente a adolescente costuma esconder a gravidez até a fase mais adiantada, impedindo uma assistência pré-natal desde o inicio da gestação.
Silva (2009) diz que é muito comum também o uso de bebidas alcoólicas e cigarros o que aumenta os riscos de surgimento de problemas, existe também apossibilidade de gestações sucessivas, os riscos do aborto provocado e as dificuldades para a amamentação. Por isso a gravidez entre adolescentes deve ser encarada como um problema não apenas médico, mas de toda a sociedade.
Segundo Silva (2009) é importante à participação da família, em políticas públicas e instituições, tanto governamentais como não governamentais, no combate à gravidez precoce eindesejada.
Segundo dados do Sistema Único de Saúde- SUS nas últimas décadas, a gestação na adolescência tem sido considerada um sério problema de saúde pública. Somente no Brasil, a gravidez precoce é a causa mais frequente de internações na rede do Sistema Único de Saúde - SUS, correspondendo a cerca de um quarto do total de partos realizados. No município de Belém, a fecundidade das mulheresmais jovens (15 a 19 anos) acompanha os índices brasileiros, representando 25% do total.
Para estudar o perfil sócio demográfico e a saúde mental dessas futuras mães, a professora Silvia Maués Santos Rodrigues, do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará, desenvolveu a monografia intitulada Fatores associados a transtornos mentais em adolescentes grávidas, realizada em 2009, como conclusãodo curso de Especialização em Bioestatística do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA. Em abril deste ano, o trabalho, orientado pela professora Silvia dos Santos de Almeida, foi contemplado com o prêmio de Melhor Monografia de Especialização no XV Congresso Médico Amazônico.
A pesquisa enfocou 89 grávidas na faixa etária de 12 a 18 anos (média de 16 anos), em acompanhamento pré-natal,na Unidade de Referência Materno Infantil e Adolescente-UREMIA, em Belém. Um questionário caracterizou o perfil sócio demográfico e comportamental das adolescentes, abordando variáveis, tais como: idade, escolaridade, faixa de renda, classe econômica, condições de moradia, vínculos familiares, características da gestação, sentimentos relativo à gestação e relacionamento com o pai do bebê. A...
tracking img